O motorista que deixar Curitiba em direção ao Litoral do Paraná e de Santa Catarina pelas BRs 277 e 376 nesta sexta-feira (5) vai se deparar com blitze educativas do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR). A atividade integra mais uma etapa da "Operação Viva o Verão", deflagrada no início do período de férias, no fim do ano passado. Além das orientações durante as abordagens, os motoristas receberão um folder e uma lixeira para carros.
As atividades educativas também já estão acontecendo no Litoral do estado. Até o fim do Carnaval, durante todos os fins de semana, equipes do Detran vão percorrer as areias de Guaratuba, Caiobá, Matinhos, Praia de Leste e Pontal do Paraná para conversar com os veranistas e distribuir folders educativos com brindes. Outra formato utilizado para educar os motoristas em anos anteriores, as atividades teatrais que abordam os perigos de dirigir alcoolizado continuam sendo utilizadas pelos agentes do Detran em bares e restaurantes.
Para as crianças, serão oferecidas atividades educativas e recreativas em Guaratuba, Matinhos e na Praia de Leste. As crianças que participarem dessas atividades receberão uma cartilha para colorir com desenhos de ações educativas no trânsito. Além disso, infrações cometidas pelos veranistas durante a temporada receberão um "puxão de orelha" do "Psiu!", um carro personalizado que vai percorrer as praias. A abordagem será divertida e lúdica, usando técnicas teatrais para corrigir o mau comportamento no trânsito.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora