Após um mês de testes no município de Campo Largo, região metropolitana de Curitiba, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR) começa a implantar, em definitivo, a partir da próxima segunda-feira (13), o novo sistema de habilitação que traz a obrigatoriedade do curso de atualização de Primeiros Socorros e Direção Defensiva para renovar a carteira de habilitação.
Na próxima segunda-feira, o sistema começa a operar na 73º Ciretran de Araucária. Na semana do dia 27, o sistema será implantado nas Ciretrans de Ponta Grossa, Imbituva, Carambeí, Castro e Irati. Em Curitiba, a implantação ocorrerá no dia 03 de abril.
O que mudaCom o novo sistema, o motorista que precisar renovar a habilitação terá que optar por freqüentar 15 horas de aula num Centro de Formação de Condutores de sua escolha ou agendar a prova com 30 questões no Detran.
A prova é gratuita e pode ser feita até duas vezes. O candidato que não atingir 70% de acerto nessas duas tentativas terá que fazer o curso presencial.
A exigência da prova ou curso é do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) e vale para os motoristas habilitados antes de 1998. Desta maneira, os motoristas habilitados antes de 1998, mas que passaram pelo curso de reciclagem para condutores infratores do Detran, estão automaticamente dispensados. Os que não passaram pelo curso, terão que fazê-lo no próximo vencimento do documento. No Paraná, segundo o Detran, 2,1 milhões de condutores terão que passar pelo curso.
O Detran reforça que a renovação da carteira de habilitação só pode ser feita até 30 dias antes do vencimento.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião