O motorista que precisa renovar a carteira de habilitação deve ficar atento. O Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) avisa que o prazo mudou. A medida foi tomada para reduzir as filas de quem precisa renovar a carteira. Antes era possível dar entrada no pedido a qualquer momento, independente da data de validade da habilitação. A partir de agora, a renovação só será autorizada no período de 30 dias antes ou 30 dias depois do vencimento.
A determinação está valendo desde segunda-feira (28) e, segundo o ParanáTV deste sábado, já deu resultado. Em um único posto de atendimento, a procura já diminuiu.
O tempo de espera no maior posto de atendimento do Detran-PR é de meia hora para renovar a carteira, mas os responsáveis pelo serviço lembram que é possível usar a internet para dar entrada no processo. Além de preencher a guia de renovação, é possível imprimir o boleto bancário. Desta forma, no Detran-PR, o usuário precisa apenas tirar a foto fazer o exame médico.
Em 2006 o processo de renovação de carteira terá outra mudança, de acordo com uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito: quem tirou a habilitação antes de 1998 terá de fazer cursos de primeiros-socorros e de direção defensiva na hora da renovação. Os cursos serão implantados aos poucos em todas as unidades do Detran-PR.
Para outras informações sobre as mudanças na renovação da carteira, ligue para 0800-643-7373 ou acesse o site do Detran 9(www.pr.gov.br/detran/).