Uma década após sofrer um incêndio de grandes proporções, causado por problemas na fiação elétrica da construção, a Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus - ou, simplesmente, Igreja do Portão - foi reinaugurada na noite da última segunda-feira (20) em Curitiba.
GALERIA: Confira fotos da Igreja do Portão.
Construída entre 1916 e 1928, a igreja foi a principal propulsora para o crescimento do Portão, uma vez que o bairro, com comércio e escolas, desenvolveu-se ao seu redor. Apesar de pinturas e reformas pontuais terem sido feitas ao longo dos anos, foi somente após o incêndio que a igreja recebeu uma verdadeira restauração.
Igreja do Portão
A Igreja do Nosso Senhor Bom Jesus fica localizada na Rua João Bettega, 07, no Portão.
Missas acontecem de segunda a sexta-feira, às 7h e às 19h, e aos domingos, às 7h.
No último domingo do mês é realizada uma missa em italiano, às 10h30.
“Além da importância que a igreja tem para a comunidade, [com a restauração] ela se torna também um marco artístico. Ela é uma verdadeira preciosidade, que todos desejavam que recuperássemos”, afirma o pároco da Nosso Senhor Bom Jesus, Giovanni Battista Erittu.
Um dos restauradores envolvidos no projeto, Ricardo Pereira Moreira conta que a empreitada foi bastante desafiadora. Além do incêndio em si, a construção ficou bastante degradada devido a problemas decorrentes do incidente, como infiltrações.
No processo, foram utilizadas as técnicas de pontilhismo - em que as imagens são definidas por pequenas manchas ou pontos - e de reintegração cromática, a fim de restabelecer a unidade visual proposta pelo artista. Embora o projeto anterior da igreja tenha sido seguido, tudo precisou ser refeito, “do assoalho ao teto, vitrais, imagens, móveis, altares e lustres”, diz Moreira.
Para a vice-presidente executiva do Conselho Econômico-Administrativo da Paróquia, Alessandra Franzoi, o trabalho valeu a pena. Frequentadora da comunidade há muitos anos, ela diz que não lembra de ter visto a igreja tão linda. Já o padre Erittu acredita que a reforma vai impulsionar o potencial “casamenteiro” da igreja. “Já era uma igreja em que muitos casamentos eram realizados, mas agora será muito mais. Está muito linda”.
Uma década
Foram dez anos, entre reformas e restauração, do incêndio até a reinauguração da Igreja do Portão. Segundo Alessandra, o tempo foi necessário para o trâmite dos trabalhos, viabilizados pela prefeitura, com recursos do potencial construtivo. A autorização foi concedida pelo prefeito à época do incidente, Luciano Ducci.
Colaboraram: Cecília Tümler e Mariana Balan.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora