Dez novos radares de trânsito entraram em funcionamento hoje em Curitiba. Além de fiscalizar a velocidade dos veículos, três equipamentos vão flagrar os motoristas que param sobre a faixa de pedestres, avançam o sinal ou fazem conversões proibidas. Na semana passada, outros 14 radares começaram a operar.
Os equipamentos estarão funcionando desde a zero hora de hoje. A previsão da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), empresa que gerencia o trânsito em Curitiba, é de que até o fim de junho a cidade passe a contar com 140 radares. Do total dos equipamentos, 69 serão instalados em novos locais e 71 ficarão próximos de pontos onde já havia radares. Os novos equipamentos substituem os 110 radares instalados em 1999. Segundo a Urbs, todos os equipamentos foram aferidos pelo Instituto de Pesos e Medidas (Ipem).
Contratos
A substituição dos radares antigos estava prevista na licitação realizada pela Urbs e vencida no início deste ano pela Consilux mesma empresa que administra os radares de Curitiba desde 1998. Entre dezembro e fevereiro, os radares ficaram desligados, depois de determinação judicial. O desligamento atendeu ao pedido do Ministério Público, que contestava um aditivo contratual firmado entre a Urbs e a Consilux.
O último contrato entre a consilux e a Urbs havia sido assinado em 2004 e desde então vinha sendo prorrogado por aditivos. Entretanto, a Lei de Licitações (8.666) permite prorrogações entre empresas privadas e o poder público por apenas 60 meses. O prazo já havia vencido em abril do ano passado, mas a Urbs havia prorrogado o contrato com a Consilux por mais um ano. Na ocasião, a prefeitura alegou que se tratava de umasituação emergencial. A Urbs não havia conseguido encerrar a tempo a licitação para escolha de uma nova empresa para gerenciar o sistema.
Endereços
Veja onde ficam os novos radares de Curitiba:
Somente velocidade
> Avenida das Torres, 4.562 sentido centro/bairro (Uberaba), no trecho entre as ruas Alfredo Vieira Barcelos e General Setembrino de Carvalho.
> Avenida das Torres, 4.445 sentido bairro/centro (Uberaba), entre as ruas Alfredo Vieira Barcelos e João Antônio Ramalho.
> Dario Lopes dos Santos, que passa nos fundos da Rodoferroviária (Jardim Botânico) no trecho entre as ruas Pedro de Araújo Franco e Schiller.
> Dario Lopes dos Santos, 1.872 nas proximidades da rua Brasílio Itiberê.
> Isaac Guelmann, 1.006 (Novo Mundo) entre as ruas Salomão Guelmann e Paulino Santana de Oliveira.
> Lamenha Lins, 1.571 (Parolin) entre as ruas Almirante Gonçalves e Baltazar Carrasco dos Reis.
> Marechal Otávio Saldanha Mazza, 8.752 (Pinheirinho) entre as ruas Alzira Pirath Corrêa e Valentin Nichele.
Velocidade, avanço de sinal vermelho e parada na faixa de pedestre
> Avenida das Torres, 7.700 sentido centro/bairro (Uberaba), no trecho entre as ruas Amauri Mauad Guerios e Swami Vivekananda.
> Avenida das Torres, 7.805 sentido bairro/centro (Uberaba), entre ruas Euclides Padilha dos Santos e Amauri Mauad Guérios.
> Júlia Wanderley (Mercês) no cruzamento com a rua Desembargador Motta.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião