Duas delegacias da Grande Curitiba registraram fuga de presos entre sábado (18) e domingo (19). Onze homens escaparam da unidade de Quatro Barras, na região metropolitana, e outros cinco da Delegacia de Vigilâncias e Capturas (DVC), localizada no bairro Tarumã, na capital. Quatro presos foram recapturados somando as duas ocorrências.
A fuga da delegacia de Quatro Barras ocorreu por volta da 1 hora de sábado. Os detentos escaparam pelo telhado, depois de serrar as grades da parte superior da cela. Uma investigação foi aberta para saber se houve facilitação por parte de funcionários da delegacia para a entrada das ferramentas usadas na fuga, segundo o superintendente Luiz Barbosa. O local abrigava 80 presos, quando a capacidade é para 23.
Três presos que fugiram da delegacia de Quatro Barras foram recapturados horas depois. Eles ainda estavam no município e todos tinham fraturas. "Como eles fugiram pelo teto, tiveram que pular de uma altura grande", explicou Barbosa. Um dos homens estava dentro de uma ambulância, com a perna quebrada. Os outros dois estavam saindo de um matagal quando foram vistos pela Polícia Militar. Os três foram levados para o Hospital Angelina Caron, onde as fraturas foram imobilizadas, e voltaram para a delegacia.
Por volta das 23h30 de domingo, cinco dos nove detentos que dividiam uma cela improvisada da DVC forçaram as grades e conseguiram fugir. "Depois eles forçaram o portão eletrônico da delegacia e escaparam por um espaço que se abriu", disse o delegado Hormínio de Paula Lima Neto. Os presos que fugiram respondem por porte de arma, roubo e tráfico.
Um dos fugitivos da DVC foi encontrado horas depois no bairro Cajuru, na capital. O delegado contou que ele pulou o muro de várias residências e a polícia foi acionada pela população.
Quem tiver informações que possam ajudar a polícia a recapturar os outros fugitivos, deve entrar em contato com a Delegacia de Vigilâncias e Capturas, pelo telefone (41) 3815-3000, e com a Delegacia de Quatro Barras, no número (41) 3672-1562.
Tentativa de fuga
Também na noite de domingo (19), por volta das 23 horas, detentos da Delegacia de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, tentaram fugir por um buraco no teto. Policiais de plantão desconfiaram de um barulho e impediram a fuga.
O delegado Irineu Portes conta que os homens já tinham conseguido perfurar o teto com pedaços de metal que eles mesmos tinham arrancado das celas. "O solário da delegacia é bem antigo, tem infiltração e isso acaba facilitando a fuga", declarou. Segundo Portes, há cerca de cem presos na delegacia e a capacidade é para 24.
Outros casos
Na última quinta-feira (16), a Delegacia de Alto Maracanã, em Colombo, também na região metropolitana, registrou uma tentativa de fuga de presos que acabou frustrada.
Por volta da meia-noite, um detento conseguiu pegar a arma de um policial que trocava um preso de cela e rendeu o oficial. Outro policial que também estava de plantão veio em socorro do colega e disparou tiros de espingarda calibre 12, que atingiram três detentos, que não tiveram ferimentos graves. Nenhum detento fugiu durante a ação e nenhum policial se feriu. A Delegacia abriga 45 presos, quando a capacidade é para oito, de acordo com o delegado.
No dia 9 de maio, uma fuga na Delegacia de Pinhais gerou uma rebelião, que durou mais de cinco horas. Após o início da rebelião, familiares dos presos fizeram um protesto na frente à unidade. Os presos reclamam da superlotação da cadeia, que estaria abrigando mais de 100 detentos.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião