Posto de vacinação montado na Boca Maldita| Foto: Aniele Nascimento / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Outros pontos de vacinação no dia D

Além das unidades básicas de saúde de Curitiba, haverá vacinação neste sábado (26) em outros lugares, a maioria supermercados, com equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Confira:

-Carrefour Champagnat - Av. Dep. Heitor Alencar Furtado,1210

-Supermercado Condor do São Braz - Av. Toaldo Túlio, 3650

-Hipermercado Big do São Braz - Av. Toaldo Túlio, 2780

-Hipermercado Big do Xaxim - Rua Francisco Derosso,2973

-Shopping Popular no Novo Mundo - Av. República Argentina, 5259

-Supermercado Muffato do Portão - Rua Eduardo Carlos Pereira, 3605

-Supermercado Wall Mart do Santa Quitéria - Av. Arthur Bernardes, 1205

-Supermercado Angeloni do Água Verde - Av. República Argentina, 900

-Supermercado Big do Pinheirinho - Av. Winston Churchill,1734

-Supermercado Condor do Novo Mundo - Av. Brasília, 1964

-Condor do Capão Raso - Av. Winston Churchill, 2222

-Supermercado Condor do Pinheirinho - Rua Nicola Pelanda, 250

-Escola Municipal Professor Darci Ribeiro, do Tatuquara - Rua Enette Dubard, 90

-Hipermercado Condor do Centro Cívico - Rua Nilo Peçanha, 1000

-Hipermercado Big do Jardim das Américas - Av das Torres, 2250

-Tenda na Boca Maldita, no Centro - Rua XV de novembro, sn

-Rua da Cidadania do Sítio Cercado - Rua Tijucas do Sul, 1700

CARREGANDO :)

Hoje (26) é o dia nacional de mobilização para a campanha de vacinação contra gripe do Ministério da Saúde, que se estende até o dia 9 de maio.

No Paraná, 2.500 unidades básicas de saúde estão de plantão neste sábado para imunizar gratuitamente os grupos prioritários. Só em Curitiba, são 41 pontos de vacinação.

Publicidade

Além das unidades básicas de saúde, a vacina será aplicada em postos volantes montados em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados, shoppings e praças. O atendimento irá das 9 às 17 horas.

Em tenda na Boca Maldita, localizada na Rua XV, no centro da cidade, onde também acontece a vacinação do mutirão deste sábado, já foram aplicadas 800 doses até 12h30, de acordo com Léia Regina da Silva, diretora do distrito sanitário da Regional Matriz e responsável pela coordenação do ponto de vacinação.

Fluxo normal de atendimento

Muitas pessoas estavam de passagem pelo centro e aproveitaram a oportunidade. É o caso da gerente administrativa Pamela Moro Novak, 32 anos, que está grávida de 5 meses. "Eu não me programei. Já estava por aqui e aproveitei para me vacinar", conta.

A reportagem da Gazeta do Povo constatou que às 13 h havia cerca de 100 pessoas aguardando para serem vacinadas no ponto da Boca Maldita. Apesar da grande demanda, o fluxo de atendimento corria normalmente, com uma espera média de 5 a 10 minutos, devido aos 25 funcionários designados para a tenda.

Publicidade

O economista João Carlos Netto, 44 anos, programou-se com antecedência para imunizar sua filha, de apenas 1 ano e meio. "Marcamos o dia na agenda para não deixar passar. Aqui é mais fácil e perto. De outra maneira, teríamos que nos deslocar demais até outra unidade de saúde", explica Netto, que também aproveitou a presença das equipes de saúde na Rua XV.

Quem pode receber a vacina

Podem receber gratuitamente a imunização crianças entre seis meses e cinco anos, idosos, gestantes, mulheres em pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, indígenas e trabalhadores da saúde. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pede que todos levem um documento de identificação e a carteira de vacinação.

Quem não tiver a carteira de vacinação em mãos, não precisa se preocupar. "É só se dirigir para um dos pontos do dia D e uma nova carteira é feita na hora", explica Léia. Para as crianças, a vacina será dada em duas doses, com um intervalo de 30 dias entre as aplicações. No caso dos doentes crônicos, é necessário também levar uma prescrição médica que comprove a doença.

A vacina só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores. Segundo a Sesa, estima-se que pelo menos 310 mil pessoas recebam a vacina contra gripe até 9 de maio, último dia da campanha. Até a tarde de sexta-feira (25), o estado havia vacinado 252 mil pessoas, total que representa 11% do público-alvo da vacinação.

Publicidade