Outros pontos de vacinação no dia D
Além das unidades básicas de saúde de Curitiba, haverá vacinação neste sábado (26) em outros lugares, a maioria supermercados, com equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Confira:
-Carrefour Champagnat - Av. Dep. Heitor Alencar Furtado,1210
-Supermercado Condor do São Braz - Av. Toaldo Túlio, 3650
-Hipermercado Big do São Braz - Av. Toaldo Túlio, 2780
-Hipermercado Big do Xaxim - Rua Francisco Derosso,2973
-Shopping Popular no Novo Mundo - Av. República Argentina, 5259
-Supermercado Muffato do Portão - Rua Eduardo Carlos Pereira, 3605
-Supermercado Wall Mart do Santa Quitéria - Av. Arthur Bernardes, 1205
-Supermercado Angeloni do Água Verde - Av. República Argentina, 900
-Supermercado Big do Pinheirinho - Av. Winston Churchill,1734
-Supermercado Condor do Novo Mundo - Av. Brasília, 1964
-Condor do Capão Raso - Av. Winston Churchill, 2222
-Supermercado Condor do Pinheirinho - Rua Nicola Pelanda, 250
-Escola Municipal Professor Darci Ribeiro, do Tatuquara - Rua Enette Dubard, 90
-Hipermercado Condor do Centro Cívico - Rua Nilo Peçanha, 1000
-Hipermercado Big do Jardim das Américas - Av das Torres, 2250
-Tenda na Boca Maldita, no Centro - Rua XV de novembro, sn
-Rua da Cidadania do Sítio Cercado - Rua Tijucas do Sul, 1700
Hoje (26) é o dia nacional de mobilização para a campanha de vacinação contra gripe do Ministério da Saúde, que se estende até o dia 9 de maio.
No Paraná, 2.500 unidades básicas de saúde estão de plantão neste sábado para imunizar gratuitamente os grupos prioritários. Só em Curitiba, são 41 pontos de vacinação.
Além das unidades básicas de saúde, a vacina será aplicada em postos volantes montados em locais de grande circulação de pessoas, como supermercados, shoppings e praças. O atendimento irá das 9 às 17 horas.
Em tenda na Boca Maldita, localizada na Rua XV, no centro da cidade, onde também acontece a vacinação do mutirão deste sábado, já foram aplicadas 800 doses até 12h30, de acordo com Léia Regina da Silva, diretora do distrito sanitário da Regional Matriz e responsável pela coordenação do ponto de vacinação.
Fluxo normal de atendimento
Muitas pessoas estavam de passagem pelo centro e aproveitaram a oportunidade. É o caso da gerente administrativa Pamela Moro Novak, 32 anos, que está grávida de 5 meses. "Eu não me programei. Já estava por aqui e aproveitei para me vacinar", conta.
A reportagem da Gazeta do Povo constatou que às 13 h havia cerca de 100 pessoas aguardando para serem vacinadas no ponto da Boca Maldita. Apesar da grande demanda, o fluxo de atendimento corria normalmente, com uma espera média de 5 a 10 minutos, devido aos 25 funcionários designados para a tenda.
O economista João Carlos Netto, 44 anos, programou-se com antecedência para imunizar sua filha, de apenas 1 ano e meio. "Marcamos o dia na agenda para não deixar passar. Aqui é mais fácil e perto. De outra maneira, teríamos que nos deslocar demais até outra unidade de saúde", explica Netto, que também aproveitou a presença das equipes de saúde na Rua XV.
Quem pode receber a vacina
Podem receber gratuitamente a imunização crianças entre seis meses e cinco anos, idosos, gestantes, mulheres em pós-parto de até 45 dias, doentes crônicos, indígenas e trabalhadores da saúde. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) pede que todos levem um documento de identificação e a carteira de vacinação.
Quem não tiver a carteira de vacinação em mãos, não precisa se preocupar. "É só se dirigir para um dos pontos do dia D e uma nova carteira é feita na hora", explica Léia. Para as crianças, a vacina será dada em duas doses, com um intervalo de 30 dias entre as aplicações. No caso dos doentes crônicos, é necessário também levar uma prescrição médica que comprove a doença.
A vacina só é contraindicada para pessoas que já apresentaram reações adversas em campanhas anteriores. Segundo a Sesa, estima-se que pelo menos 310 mil pessoas recebam a vacina contra gripe até 9 de maio, último dia da campanha. Até a tarde de sexta-feira (25), o estado havia vacinado 252 mil pessoas, total que representa 11% do público-alvo da vacinação.
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Quem são os indiciados pela Polícia Federal por tentativa de golpe de Estado
Bolsonaro indiciado, a Operação Contragolpe e o debate da anistia; ouça o podcast
Seis problemas jurídicos da operação “Contragolpe”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora