O dia das mães é a segunda principal data para o comércio, atrás apenas do Natal. Nesse ano, porém, o setor não está tão otimista com a data. Pesquisa da Associação Comercial do Paraná (ACP) aponta que o consumidor deverá gastar 20% menos com o presente para as mães. As vendas devem ter queda de 5%.

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Dicas

A Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) dá algumas orientações para que o consumidor não tenha dor de cabeça com lojas e produtos:

- Vá às compras com o presente definido para facilitar a comparação de preços e fugir das compras por impulso. Se houver dúvida sobre as preferências da presenteada, opte pelo “vale-presente”.

- Caso opte escolher o mimo pela internet, atenção às lojas virtuais desconhecidas que praticam preços muito abaixo do mercado. Verifique a reputação da loja e só compre em sites seguros para evitar que os dados do cartão de crédito não sejam capturados.

- É interessante também discutir com a loja a possibilidade de troca – peça a garantia por escrito na nota fiscal ou etiqueta do produto.

De acordo com o especialista em gestão familiar, Emerson Fabris, o controle dos gastos é reflexo do impacto que aumentos recentes em impostos e serviços – como água, luz e IPVA – tiveram no orçamento familiar. Para evitar endividamento, as famílias estariam evitando despesas extras.

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“Muitas pessoas compram o presente e depois precisam recorrer a empréstimos ou ao cheque especial para pagar as contas do mês”, explicou. O especialista aconselha priorizar o pagamento à vista e pedir um desconto no valor da compra. Outra alternativa é comprar um presente melhor coletivamente.