Opções para quem quer se mexer
Quem resolver aderir ao Dia do Desafio tem várias opções. A Boca Maldita, em Curitiba, é uma delas. A cada 20 minutos, das 10 às 18 horas, haverá apresentação de uma academia de ginástica ou de um grupo de dança. Outra opção são as atividades programadas pelo Serviço Social do Comércio no Paraná (Sesc-PR) nas unidades dos municípios participantes.
"O importante é que as pessoas possam se motivar a praticar os exercícios", afirma o diretor de operações do Sesc-PR e coordenador do Dia do Desafio no Paraná, Marcos Vinícius de Melo.
Na capital, a programação da prefeitura se estenderá às administrações regionais, Ruas da Cidadania e aos 29 Centros de Lazer da cidade. Os asilos também serão mobilizados, com programação especial nas casas lares Santa Clara, Lar Espírita Maria de Nazaré, Grupo de Convivência Pompéia e Lar Yohana.
Algumas empresas também vão aderir à campanha. O Pestana Curitiba Hotel criou para cada setor uma seqüência de exercícios para minimizar impactos de movimentos repetitivos.
Serviço: A programação das atividades pode ser conferida no site www.sescpr.com.br e www.curitiba.pr.gov.br. A participação individual ou de grupos deve ser registrada pelo telefone 0800 643 6650.
Moradores de 3.194 cidades de 25 países se reúnem hoje para deixar a preguiça de lado, fazer 15 minutos de atividades físicas e ainda embarcar em uma competição mundial: o Dia do Desafio. O Brasil está representado por 1.258 municípios em 22 estados. O Paraná concorre este ano com 174 cidades.
Cada município concorre diretamente com outro de igual porte definido em sorteio no último dia 7. Neste ano, a adversária de Curitiba é a colombiana Medellín.
"Curitiba tem vencido seus últimos concorrentes", lembra o coordenador do Dia do Desafio no Paraná e diretor de operações do Serviço Social do Comércio no Paraná, Marcos Vinícius de Melo Melo. A capital paranaense participa do desafio desde 2003. Para ganhar, os curitibanos, além de praticar 15 minutos de atividade física, terão de registrar a participação pelo telefone 0800 643 6650.
Para não fazer feio em seus respectivos desafios, ontem, os paranaenses já fizeram uma espécie de aquecimento com um passeio ciclístico na maior parte dos municípios participantes. Em Curitiba, os ciclistas partiram às 20h30 da Praça Garibaldi, no Centro. Hoje, as cidades inscritas têm atividades programadas. Quem preferir fazer exercícios sozinho não deve ficar de fora. "O importante é participar", afirma Melo. "Faço regularmente hidroginástica, mas o legal do Dia do Desafio é a mobilização. Com o desafio, dá para começar aos pouquinhos e ir incorporando os exercícios no dia-a-dia", opina a dentista Débora Bini Cunha, 37 anos.
Histórico
O Dia do Desafio surgiu em 1983, quando o prefeito da pequena cidade canadense de Saskaton convidou moradores para a praticar exercícios à noite, desafiando o frio de 20° C negativos. Ele sugeriu que, enquanto caminhassem por 15 minutos, as luzes das casas fossem apagadas. A intenção era mostrar que, além de se aquecerem, economizariam energia elétrica.
A idéia se espalhou. O Brasil participa do evento desde 1995. No ano passado, 3,3 milhões de paranaenses participaram do Dia do Desafio em 132 municípios - 34% da população. Em Curitiba, 883 mil pessoas (55% da população) aderiram à campanha em 2006.
Quem são os jovens expoentes da direita que devem se fortalecer nos próximos anos
Frases da Semana: “Kamala ganhando as eleições é mais seguro para fortalecer a democracia”
Iraque pode permitir que homens se casem com meninas de nove anos
TV estatal russa exibe fotos de Melania Trump nua em horário nobre
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião