Cem crianças de escolas municipais de Curitiba plantarão mil mudas de árvores nativas nas margens do arroio Boa Vista, na capital. A atividade faz parte das comemorações ao Dia Mundial do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 5 de junho.
Segundo informações da prefeitura de Curitiba, quem passar pela Boca Maldita amanhã (5), no centro, pode levar para casa uma muda de árvore ou flor. As pessoas também conhecerão um pouco mais dos projetos ambientais da cidade e poderão acompanhar projeções de imagens de parques, bosques, plantas e animais nativos da região projetadas por um caleidoscópio gigante.
Aquecimento Global
A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos escolheu o "Aquecimento Global" como tema central das atividades que serão desenvolvidas de maneira integrada nos 399 municípios do Paraná - em homenagem ao Dia Mundial do Meio Ambiente.Serão mais de 160 eventos promovidos pela Secretaria e suas autarquias Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Superintendência de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) e Instituto de Terras Cartografias e Geociência (ITCG), entre os dias 1o a sete de junho em todo o Estado.
Uma das principais iniciativas da Secretaria do Meio Ambiente será o lançamento da cartilha "Entendendo Mudanças Climáticas", com dicas práticas para reduzir o aquecimento global e informações sobre o tema. A publicação foi elaborada pela Coordenadoria de Mudanças Climáticas da Secretaria, que também promove o Fórum Paranaense sobre o tema para construir uma rede de debates e subsidiar a elaboração da política estadual de mudanças climáticas. O material será distribuído para a comunidade em geral, escolas da rede pública de ensino e poderá ainda ser solicitada pela internet através do site www.pr.gov.br/meioambiente.
Além disso, estão programados plantios de árvores, palestras, cavalgadas ecológicas, limpeza de rios, implantação de coleta seletiva municipais, exibição de filmes, peças teatrais, documentários, e outras atividades que proporcionam a compensação do gás carbônico emitido na atmosfera.
Outra ação da Semana do Meio Ambiente será a formalização do convênio entre o Programa Mata Ciliar e 243 municípios paranaenses - assinado na terça-feira durante a Escola de Governo, em Curitiba - para ampliar a produção de mudas neste viveiros doados pelo IAP.
O programa, que já plantou mais de 61 milhões de árvores para recuperação da vegetação às margens de rios e mananciais paranaenses, irá investir cerca R$ 20 milhões nos próximos quatro anos para ampliar a produção e o monitoramento dos plantios já realizados. Estudos indicam que o Programa Mata Ciliar já proporcionou o resgate de mais de 320 mil toneladas de carbono atmosférico, colaborando significativamente com a redução da concentração de um dos gases poluentes que provoca o efeito estufa.
As informações são da AENotícias
Donald Trump desbanca Kamala Harris e é eleito presidente dos EUA
O segundo mandato de Trump e o acerto de contas com a diplomacia lulopetista
Bolsonaro comemora vitória de Trump e diz esperar que o Brasil siga o mesmo caminho
Mercado aposta em alta mais forte dos juros; o que influencia a decisão do BC
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião