• Carregando...

      Os motoristas que circulam pelas ruas centrais de Curitiba precisarão ficar atentos na terça-feira (22). A cidade participa do "Dia Mundial Sem Carro" e 15 ruas da capital serão fechadas para o trânsito de carros das 6h às 20h. Apenas ônibus, bicicletas, pedestres, veículos de emergência e de moradores terão acesso aos locais bloqueados. O objetivo da medida é chamar a atenção para a necessidade de reduzir a emissão de poluentes.

      Ficarão bloqueadas a Avenida Marechal Deodoro, entre a Rua João Negrão e a Avenida Marechal Floriano Peixoto, e os acessos à Praça Tiradentes e à Rua Barão do Rio Branco, entre o Paço Municipal e a Rua André de Barros. Nas ruas fechadas a prefeitura irá realizar atividades de educação de trânsito, exames de saúde, atividades de lazer e serviços. Ao todo serão 40 quadras bloqueadas na terça-feira.

      De acordo com informações da assessoria de imprensa da prefeitura, a capital tem um dos mais altos índices de motorização do país, de 1,67 habitante por veículo. O número de veículos na capital passou de 684.212, em 1999, para 1.097.830, em 2008. Nesse período, a população estimada da capital passou de 1.578.396 para 1.828.092 habitantes. Ou seja, em uma década, a frota de automóveis aumentou 60%, enquanto a população cresceu 15,8%. As atividades do Dia Mundial Sem Carro de Curitiba também serão divulgadas pelo Twitter, no endereço: www.twitter.com/ctbasemcarro.

      A programação do Dia Sem Carro em Curitiba envolveu praticamente todos os setores da administração municipal. As Administrações Regionais, nas Ruas da Cidadania, também desenvolverão atividades durante todo o dia. (Confira a programação completa no site da prefeitura.)

      Expresso

      O dia 22 de setembro também marca os 35 anos do primeiro ônibus Expresso que circulou em Curitiba e inaugurou o sistema de vias exclusivas, as canaletas, em 1974. A Rede Integrada de Transporte tem, hoje, 81 quilômetros de canaletas e transporta 2,3 milhões de passageiros por dia, de acordo com a Urbs, que administra e gerencia o transporte coletivo.

      Histórico

      Neste ano, 1.500 cidades do mundo participarão do movimento. No Brasil, também participam capitais como Belo Horizonte e Rio de Janeiro. O primeiro Dia Sem Carro foi realizado na França, em 1997. A mobilização se estendeu a vários países, chegando ao Brasil em 2001.

      0 COMENTÁRIO(S)
      Deixe sua opinião
      Use este espaço apenas para a comunicação de erros

      Máximo de 700 caracteres [0]