Leptospirose

CARREGANDO :)

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde confirmou ontem mais 20 casos de leptospirose em Santa Catarina. Com isso, passou para 41 o total de pessoas infectadas nos municípios castigados pelas chuvas. Os dados referem-se ao período de 22 de novembro até hoje. Outras 260 notificações estão em análise. Já foram descartadas 181 suspeitas.

Origem

Publicidade

O nome dado ao Morro do Baú, que se tornou nacionalmente conhecido por ser o local de Santa Catarina que mais registrou mortes, se originou no formato das montanhas. Um dos morros mais altos tem o formato de um baú. Trinta e oito mortes foram registradas na localidade rural de Ilhota.

Acesso

O caminho mais fácil para chegar ao Morro do Baú é atravessando o rio. Como não há ponte, a travessia tem que ser feita por balsa. A prefeitura opera a balsa sem cobrar nada do usuário.

Dificuldade

Com a dificuldade de acesso e a distância, é difícil o morador do Centro de Ilhota freqüentar a região do Morro do Baú, onde vivem famílias que se dedicam à terra e à criação de animais.

Publicidade

Ajuda

Cohab de Santa Catarina criou ontem uma conta bancária para pessoas físicas e jurídicas contribuírem com a construção de casas para as famílias atingidas pelas chuvas em Santa Catarina. A conta é Projeto Reação Habitação – Adote uma família, no Banco do Brasil – 001, agência 1386-2 e conta corrente 35.936-X.

Milhões

Até terça-feira, as doações bancárias ao Fundo Estadual da Defesa Civil de Santa Catarina alcançaram R$ 22.239.726,05.

Bom exemplo

Publicidade

Cartas escritas pelos alunos do Colégio Santa Marcelina, de São Paulo, foram enviadas ontem para famílias desabrigadas. As mensagens escritas a mão tentaram levar esperança aos atingidos.