Organize-se A palavra-chave para quem vai estudar em casa é disciplina. Marcar um tempo para estudo e cumpri-lo, porque quando se está sozinho, a tendência é protelar o estudo. No fim do dia, faça um balanço: cheque o que estava previsto, o que foi feito, o que sobrou e o que foi feito além do programado.
Amplie os horizontes Não se limite a estudar o conteúdo do vestibular. É importante reservar um período para ir ao teatro, cinema, ver televisão e ler revistas e livros principalmente os que são exigidos para o concurso, mas não como obrigação. Tudo isso ajuda no acúmulo de conhecimentos gerais, habilidade indispensável para um bom desempenho.
Negocie com a família Coloque todos da casa a par do seu planejamento e dos horários que você reservou ao estudo, para que não haja interrupções desnecessárias. Procure também manter o celular e o MSN desligados, fuja do Orkut e combine com seus pais para manter visitas inoportunas a distância nesse período, para desenvolver a concentração.
Não abra mão do lazer Separar uma parte do dia para fazer o que se gosta seja ir ao cinema, ao shopping, namorar, ver TV ou não fazer absolutamente nada (quando possível) é fundamental. E uma das maiores vantagens de se estudar por conta própria é uma flexibilização maior do seu tempo.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora