A presidente Dilma Rousseff prometeu nesta segunda-feira, em Belo Horizonte, honrar a herança deixada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a seu governo, que segundo ela tem condições de dar um salto ainda maior do que o dado pelo seu antecessor.
'Eu tenho certeza que o nosso país está num momento muito especial. Eu recebi um país diferente. Eu recebi um país, através da política do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que eu tive a honra de suceder, em condições de dar um salto maior ainda do que o presidente Lula conseguiu dar no seu governo', disse a presidente ao lançar o programa Rede Cegonha na capital mineira.
'Ele me legou essa herança, e vocês podem ter certeza, eu vou honrar essa herança que eu recebi', afirmou Dilma.
A presidente, que ficou cerca duas horas na capital mineira, lançou o programa que tem como meta aumentar a qualidade da assistência pública prestada às gestantes de baixa renda desde o início da gravidez até os 2 anos da criança.
A agenda corrida -- Dilma deve embarcar ainda nesta segunda para Portugal -- levou a presidente a trocar o encontro reservado que teria com o governador mineiro, Antonio Anastasia (PSDB), por uma 'reunião' em trânsito. Anastasia acompanhou Dilma no carro da presidência na chegada e na partida da presidente de volta para Brasília.
Aproximação
A escolha da capital mineira para o lançamento do Rede Cegonha foi estratégica. Minas é a terra natal de Dilma, mas foi Marina Silva quem venceu as eleições na cidade. Nos bastidores, a informação é que a petista, em clima de lua de mel com o opositor Anastasia, sente necessidade de aumentar a presença no Estado.
É a segunda vez em menos de dez dias que Dilma viaja a Minas. Na semana passada, ela esteve em Uberaba, no Triângulo Mineiro, para o anúncio de um investimento da Petrobras, e trocou elogios rasgados com o governador mineiro, que retribuiu à altura.
O programa terá investimento de 9,4 bilhões de reais até 2014 em uma série de medidas para ampliar os programas de pré-natal nos hospitais conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS). As medidas incluem exames rápidos e em maior quantidade, transporte seguro para a gestante, com o vale-táxi, e maior oferta de leitos para partos na rede pública.
'Esse é um programa de expansão do SUS. Queremos transformar o serviço de saúde pública do Brasil em um serviço de alta qualidade', disse.
Em vários momentos, Dilma fez questão de ressaltar seus laços com Minas. 'Eu venho aqui, onde eu nasci, porque para mim Belo Horizonte representa a segurança, a proteção, o carinho e o conforto que eu senti na minha infância. E eu quero ele estendido para todos os brasileiros', afirmou.
Dilma lembrou ainda que o programa é um passo importante no seu objetivo de acabar com a miséria no Brasil.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora