Com a realização da Parada Gay na capital paulista, hoje, a presidenta Dilma Rousseff lembrou no Twitter que o serviço Disque 100 pode ser usado para denunciar casos de violência envolvendo homofobia. O número de telefone é um canal disponibilizado pela SDH (Secretaria de Direitos Humanos).
"Pessoas de todo o país estão hoje em São Paulo para participar da @paradalgbt. No ano passado, a @DHumanosBrasil lançou o Sistema Nacional LGBT, que articula politicas públicas em conjunto com estados, DF e municípios. O módulo LGBT do #Disque100 é hoje a principal ferramenta no combate à violência homofóbica. O serviço é gratuito, anônimo e funciona!", escreveu a presidente.
Lançado em junho do ano passado, o Sistema Nacional LGBT (Sistema Nacional de Promoção de Direitos e Enfrentamento à Violência contra Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) funciona por meio de centros de promoção e defesa --com apoio psicológico, jurídico, entre outros tipos de suporte-- e por meio de comitês de enfrentamento à discriminação e de combate à violência.
Uma das maiores do mundo, a Parada Gay em São Paulo tem este ano o tema "País Vencedor é País Sem Homolesbotransfobia: Chega de Mortes! Criminalização Já!"
Em 2012, segundo o relatório divulgado pela SDH, foram registradas 3.084 denúncias de violência contra homossexuais, bissexuais, travestis e transexuais; e mais de 9,9 mil violações de direitos relacionados à população LGBT. A estatística envolve 4,8 mil vítimas e 4,7 mil acusados. Esses números indicam aumento de denúncias e de vítimas envolvidas.
O estudo ainda mostrou que houve uma mudança de perfil dos denunciantes, que antes era a sobretudo a própria vítima. Em 2012, constatou-se que 47,3% das denúncias foram feitas por desconhecidos.
Dos casos de violência, 71,3% são contra pessoas do sexo biológico masculino e 20,1%, feminino; 60,4% são gays; 37,5%, lésbicas; 1,4%, travestis; e 0,49%, transexuais. Esses dados são baseados na sistematização de informações colhidas pelos serviços Disque 100, da SDH, e Ligue 180, da SPM (Secretaria de Políticas para as Mulheres), e pelo SUS (Sistema Único de Saúde), no atendimento médico às vítimas.
Governo se divide sobre avançar com PEC das candidaturas para não gerar mais desgaste com militares
Defesa de Bolsonaro planeja culpar militares por tentativa de golpe; acompanhe o Sem Rodeios
Lula avalia contemplar evangélicos em reforma ministerial em busca de apoio para 2026
Dino libera pagamento de emendas parlamentares com ressalvas: “caso a caso”
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião