• Carregando...

Cidades atingidas pelas chuvas no litoral paranaense receberam somente 60% dos recursos previstos para a reconstrução. Dos R$ 25 milhões prometidos para as quatro cidades mais atingidas pelas chuvas (Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaratuba), apenas R$ 15 milhões foram liberados até agora.

Segundo o secretário de Governo de Morretes, Marcy Alves Pinto Jr., a primeira parte do repasse (60%) foi feita pelo Ministério da Integração Nacional ao governo do estado, responsável por gerenciar os recursos e executar as obras, de acordo com as prioridades apontadas pelo município. O restante da verba (40%) deve ser liberado após a prestação de contas do dinheiro já empenhado.

O prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, explica que todos os projetos de reconstrução sofreram diminuição de 40% nas verbas. Segundo Machado, por um entendimento do Ministério da Integração Nacional não será possível utilizar os recursos disponíveis para priorizar um projeto em detrimento de outro, como a construção das casas, por exemplo.

A regra é a mesma para as demais cidades atingidas, que contam com o dinheiro para tocar os projetos previstos no plano emergencial, como a recuperação de rodovias, contenção de encostas e construção de casas. O repasse dos recursos em duas etapas explica porque somente 53 das 88 casas previstas em Antonina serão construídas. A mesma situação ocorre em Morretes, onde serão feitas apenas 33 das 56 casas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]