Cidades atingidas pelas chuvas no litoral paranaense receberam somente 60% dos recursos previstos para a reconstrução. Dos R$ 25 milhões prometidos para as quatro cidades mais atingidas pelas chuvas (Morretes, Antonina, Paranaguá e Guaratuba), apenas R$ 15 milhões foram liberados até agora.
Segundo o secretário de Governo de Morretes, Marcy Alves Pinto Jr., a primeira parte do repasse (60%) foi feita pelo Ministério da Integração Nacional ao governo do estado, responsável por gerenciar os recursos e executar as obras, de acordo com as prioridades apontadas pelo município. O restante da verba (40%) deve ser liberado após a prestação de contas do dinheiro já empenhado.
O prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado, explica que todos os projetos de reconstrução sofreram diminuição de 40% nas verbas. Segundo Machado, por um entendimento do Ministério da Integração Nacional não será possível utilizar os recursos disponíveis para priorizar um projeto em detrimento de outro, como a construção das casas, por exemplo.
A regra é a mesma para as demais cidades atingidas, que contam com o dinheiro para tocar os projetos previstos no plano emergencial, como a recuperação de rodovias, contenção de encostas e construção de casas. O repasse dos recursos em duas etapas explica porque somente 53 das 88 casas previstas em Antonina serão construídas. A mesma situação ocorre em Morretes, onde serão feitas apenas 33 das 56 casas.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora