Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Polêmica

Direito ao parto anônimo volta ao debate

Um carro em movimento joga um saco em uma rua de Guarulhos, na Grande São Paulo. Horas depois, outro carro passa por cima do saco. Ali havia um recém-nascido. O trágico caso de abandono se soma a pelo menos outros 19 no último ano no país.

O abandono em série reacendeu o debate sobre o direito ao parto anônimo. França, Itália, Alemanha e Bélgica adotam a prática que permite que a gestante faça o pré-natal, dê à luz e entregue o bebê para adoção no hospital sem se identificar.

O Instituto Brasileiro de Direito da Família foi autor de um anteprojeto semelhante, que tramitou por três anos na Câ­­mara Federal e foi arquivado, mas deve ser reaberto. O projeto é polêmico: o Comitê de Direitos das Crianças da ONU o considera violação ao direito de a criança conhecer sua origem.

Telia Negrão, secretária executiva da Rede Feminista de Saúde, condena a proposta. "Ela vai na contramão da história. Re­­mete à roda dos enjeitados. Co­­loca as mulheres e adolescentes na invisibilidade, não aponta para as alternativas de prevenção da gravidez indesejada", diz.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.