O país que criou ícones do mundo automotivo como BMW, Mercedes-Benz, Audi e Volkswagen e que viu nascer o heptacampeão mundial de Fórmula-1 Michael Schumacher e o jovem talento Sebastian Vettel teria tudo para ser o "inimigo nº 1" das bikes. Mas, na Alemanha, bicicleta é usada como meio de transporte e respeitada por motoristas e pelo poder público.
Conheci Berlim e explorei-a sobre duas rodas. A cidade leva ao extremo a ideia de "amiga das bicicletas" (bike friendly).
A capital alemã conta com um invejável sistema de ciclovias e ciclofaixas ao longo das principais ruas em um sistema integrado que permite que qualquer cidadão vá e volte, em segurança, pedalando. As vias são bem sinalizadas e estão sincronizadas com semáforos exclusivos para os ciclistas.
Mas a experiência mais interessante ocorreu enquanto eu pedalava rumo a Alexanderplatz e a ciclovia se fundiu com uma via de circulação de ônibus. Acostumado a pedalar em Curitiba em que os ônibus representam uma ameaça real , me apressei em subir na calçada, quase desesperado, quando percebi um ônibus atrás de mim. Para minha surpresa, o motorista freou e sinalizou minha preferência, acompanhando, no ritmo da minha pedalada, até o meio do quarteirão, onde havia condições seguras de ultrapassagem.
Isso mostra o quão humilhante seria fazer uma comparação entre Curitiba e Berlim. Mas, se nossa cidade pretende manter sua imagem, já desgastada, de cidade ecológica, é imprescindível que a bicicleta faça parte dessa estratégia.
Faz sentido, por exemplo, gastar R$ 2,25 bilhões para construir uma linha de metrô de 14 quilômetros, distância que pode ser percorrida de bicicleta em 40 minutos?
A capital paranaense pode sim dar um grande passo civilizatório; mas, de bicicleta, podemos chegar lá bem mais rápido.
O repórter viajou a convite da Eletrosul.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora