A partir de 1º de março, o proprietário do veículo encontrado em vaga indevida será multado
Agentes de trânsito começaram nesta segunda-feira (18) a percorrer estacionamentos de shoppings e supermercados de Curitiba para fiscalizar o uso de vagas de exclusivas para idosos, portadores de deficiência e pessoas com dificuldades de locomoção. O objetivo é coibir o uso indevido dos espaços, mas, por enquanto, o trabalho é apenas de orientação. A partir de 1º de março, o proprietário do veículo encontrado em vaga indevida será multado.
Até agora, o trabalho de orientação dos funcionários da Diretoria de Trânsito (Diretran) da Urbanização de Curitiba S.A.(Urbs) vinha sendo feito somente com os motoristas que ocupavam vagas reservadas em vias públicas. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, proprietários e gerentes dos estabelecimentos apóiam a fiscalização. Não há prazo para as vistorias serem encerradas.
Os motoristas de carros flagrados indevidamente em vagas reservadas são chamados pelo serviço de som do estabelecimento e convidados a retirar o carro para liberar o espaço. Nessa fase de orientação, o condutor será multado apenas caso se recuse a retirar o carro, quando ainda fica sujeito a outras penalidades previstas em lei, como a remoção do veículo pela Diretran.
Neste primeiro dia, foram visitados estabelecimentos nos bairros Boa Vista, Cabral e Santa Felecidade. Segundo a Urbs, não houve casos de motoristas que se recusaram a retirar o carro após a solicitação.
Multa a partir de 1º de março
A partir de 1º de março será obrigatório o uso de uma credencial para estacionar veículos nas vagas reservadas a idosos, portadores de deficiência e pessoas com dificuldades de locomoção, tanto em áreas privadas como hospitais, shoppings, supermercados e universidades , quanto em vagas exclusivas do Estacionamento Regulamentado (EstaR). O documento é fornecido pela Urbs, mediante cadastramento.
Ao usar uma vaga especial o motorista deverá deixar a credencial fornecida pela Urbs no painel do carro, com frente voltada para cima. O documento também deve ser apresentado sempre que solicitado por equipes de fiscalização.
No caso do estacionamento regulamentado a credencial garante a vaga, mas não exime o usuário do pagamento. Assim, nesses locais será necessário deixar no painel, além da credencial, o cartão do EstaR. Até agora, aproximadamente 2,8 mil pessoas já fizeram o cadastro, segundo a Urbs.
Serviço
O cadastro para o credenciamento deve ser feito pela internet no site da Urbs (www.urbs.curitiba.pr.gov.br). Uma vez preenchido o cadastro, a Urbs agenda por e-mail ou pelo no próprio site a data em que o idoso ou portador de deficiência deverá comparecer para autenticação da documentação e retirada da credencial.
Devem ser apresentados Carteira Nacional de Habilitação (se o credenciado for o motorista), carteira de identidade e comprovante de residência (correspondência, fatura de luz ou telefone, carnê do IPTU, etc que contenha o CEP da rua). Portadores de deficiência que sejam motoristas devem apresentar também laudo médico do Detran ou declaração médica atualizada constando o grau de deficiência.
A Urbs fica na Avenida Presidente Affonso Camargo, 330, no prédio central da Rodoferroviária e o atendimento é feito das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas pela Área de Fiscalização de Trânsito, Unidade de Estacionamento Regulamentado.
Congresso mantém queda de braço com STF e ameaça pacote do governo
Marcel van Hattem desafia: Polícia Federal não o prendeu por falta de coragem? Acompanhe o Sem Rodeios
Lira quer acelerar PEC dos gastos para ajudar governo, mas encontra resistências
Ranking dos Políticos 2024 é dominado por nomes da direita e do Centrão
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora