Brasília O discurso feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na noite de segunda-feira em que ele afirmou que a evolução da espécie humana caminha para uma posição de centro no espectro político causou constrangimento a aliados e até mesmo integrantes do PT. Parlamentares governistas reagiram à afirmação de Lula que disse que aos 60 anos, quem é de esquerda tem problemas.
Até mesmo os petistas fizeram discursos nas tribunas da Câmara e do Senado para contestar as declarações de Lula, alguns chamando o presidente de "equivocado" e citando a memória de ícones do PT que morreram com os ideais de esquerda como Florestan Fernandes, Perseu Abramo, Apolônio de Carvalho, Paulo Freire e Sérgio Buarque de Holanda.
"O presidente Lula jamais poderia esquecer os velhos esquerdistas do PT que muito nos orgulham e não tinham problemas com suas convicções depois dos 60 anos", disse o vice-líder do PT, deputado Fernando Ferro (PE).
"Com a experiência da vida, todo mundo amadurece. Mas isso não significa abdicar das convicções políticas. Ser de esquerda é ter compromisso com a transformação da sociedade. Eu não deixei e não deixarei de ser de esquerda", observou o senador Aloízio Mercadante (PT-SP).
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora