Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Liderança

Disputa emperra escola de informática

Há dois anos Sirene de Matos tenta implantar uma escola de informática no Clube de Mães Estrela, por ela presidido no Jardim Soletude II, no bairro Cajuru. Preparou-se tecnicamente, ampliou o espaço físico e agora só resta assinar convênio com o Comitê para a Democratização da Informática (CDI), organização não-governamental que atua no combate à exclusão digital em áreas carentes. Mas Carla, como prefere ser chamada, enfrenta resistência. Dois outros clubes de mães lutam contra a iniciativa. Por trás, diz ela, está a disputa entre a Federação das Associações de Moradores de Curitiba e Região Metropolitana (Femoclam) e sua rival Femotiba.

Os clubes de mães da Vila das Tores e da Vila Audi migraram para a Femotiba logo após desligarem-se da Femoclam, em abril deste ano. Carla diz estar sendo perseguida por ambos porque continua filiada à antiga federação. Os dois clubes ameaçam romper o termo de compromisso com o CDI caso Carla implante sua escolinha de informática. A presidente do Clube de Mães da Vila Audi, Sueli, argumenta que duas escolinhas próximas criariam concorrência na região. Ela confirmou que se Carla abrir outra vai romper o convênio e utilizar software livre, dispensando a assistência técnica que o CDI oferece.

Já o vice-presidente da Femotiba, Timóteo Borges de Campos, contemporiza a disputa. Segundo ele, o Clube de Mães da Vila das Torres já pretendia romper o acordo com o CDI alegando falta manutenção dos computadores. "Em vez de abrir uma (escola) do lado, por que não fortalecer as que já existem?", questiona. O CDI diz que faz a manutenção das máquinas que cede às instituições. Nesse caso, o clube de mães substituiu os computadores do CDI por outras máquinas conseguidas em doações de empresas.

Carla já tem pronto o espaço onde pretende instalar os cinco computadores que o CDI irá ceder. O clube funciona na casa dela e o lugar foi ampliado depois da morte dos pais. O Clube de Mães Estrela tem como padrinho o Rotary Clube Vila das Torres, mas recebe muitas doações da Fundação de Assistência Social (FAS), ligada à prefeitura. Carla já tem 70 famílias carentes cadastradas para receber cestas de Natal.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.