Pacientes renais crônicos vão economizar tempo e deslocamento no tratamento da doença. Uma parceria firmada entre a Farmácia Especial da Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação Pró-Renal vai possibilitar que os pacientes não precisem mais se dirigir à farmácia para buscar os medicamentos necessários para a hemodiálise. As clínicas conveniadas com a fundação vão receber os remédios.

CARREGANDO :)

Para quem sofre de doença renal, a novidade representa muito. Isso porque esses pacientes já precisam se ausentar demais de suas atividades normais – duas a três vezes por semana – para fazer o tratamento. Além disso, muitos deles apresentam problemas de deslocamento. Mesmo assim, era preciso ir até a farmácia, esperar na fila pelos remédios, e então ir às clínicas para fazer a hemodiálise. Sem contar que o doente renal encontrava-se entre os grupos mais fragilizados que precisavam ir até a rede pública para buscar medicamentos.

A curto prazo, a parceria vai beneficiar cerca de 700 pacientes. Por enquanto, três clínicas de tratamento renal vão receber os medicamentos – a do Hospital Cajuru, do Hospital Evangélico e a própria clínica da Fundação Pró-Renal. O nefrologista Miguel Riella, presidente da fundação, acredita que a parceria é inédita e pode ser o primeiro passo para garantir melhor qualidade de vida aos portadores de doenças renais.

Publicidade

A experiência piloto pode ser estendida para o tratamento de outras doenças crônicas. No entanto, a Secretaria de Saúde precisa da garantia de que a parceria vai, de fato, funcionar. Na Pró-Renal, por exemplo, há controle de estoque informatizado e critérios rigorosos de distribuição.