• Carregando...

Os brasileiros que seguiram para o Paraguai nas décadas de 70 e 80 foram atraídos por terras férteis e baratas e ocuparam o país vizinho de forma organizada e pacífica. A conclusão faz parte da dissertação de mestrado A Migração Brasileira para Naranjal – Alto Paraná – Paraguai, defendida por Valdemir José Sonda, em 2003, na Universidade Federal Fluminense, do Rio de Janeiro.

Valdemir, que é professor de História da Unioeste, no câmpus de Marechal Cândido Rondon, pesquisou as correntes migratórias ocorridas entre 1973 e 1995. Mas lembra que a ida de brasileiros para o Paraguai teve início em 1898, com pequenos agricultores oriundos das regiões de Estrela e Lajeado, no Rio Grande do Sul. "Esse processo perdurou até por volta dos anos 20 do século passado, sendo formado principalmente por descendentes de alemães que constituíram comunidades nas proximidades de Encarnación", explica. A imigração, na época, foi incentivada pelo governo paraguaio com o intuito de repovoar o país depois de ter sua população dizimada em função da Guerra que a Tríplice Aliança (Brasil, Argentina e Uruguai), contra o Paraguai, entre 1865 a 1870.

Nos últimos 30 anos, a imigração ganhou impulso com projetos como o Marcha Hacia el Leste, de 1961, que propunha a ocupação do Leste Paraguaio e o desenvolvimento de uma agricultura nos moldes capitalistas. Outro fator foi a construção da Itaipu Binacional, que desalojou milhares de agricultores no Oeste do Paraná. "Não podemos esquecer que o período coincide com o processo de exclusão socioeconômica no Brasil, acentuada pela mecanização da lavoura e fragmentação da pequena e média propriedade."

A qualidade e o preço das terras do outro lado da fronteira serviram de chamariz. "A fronteira Leste, que era uma área de floresta extremamente fértil, passou a ser valorizada num complexo jogo geopolítico, que incluía alianças entre as ditaduras militares do Brasil e do Paraguai. Para ao governo brasileiro, o Paraguai serviu de válvula de escape para evitar conflitos fundiários em nosso país", arremata Sonda. (MP)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]