Brasília Fracassou ontem a tentativa de abrir a caixa-preta dos gastos dos parlamentares com a chamada "verba indenizatória" R$ 15 mil mensais que são usados para despesas nos estados. A proposta do presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), era que os integrantes da Mesa Diretora da Casa decidissem pela disponibilização desses dispêndios na internet. Mas os membros da Mesa Diretora preferiram consultar, em nova reunião, os líderes dos partidos sobre o tema.
A "verba indenizatória" pode ser usada para deslocamentos, aluguel e manutenção de escritórios e até com pessoal. A dificuldade é a suspeita do uso de notas frias para justificar os gastos. A cada disputa existente no Senado, surgem os boatos sobre o uso ilegal dessa verba, dispensada por dois únicos senadores: Jefferson Peres (PDT-AM) e Marco Maciel (DEM-PE).
Visibilidade
No encontro de ontem da Mesa, Tião Viana defendeu a idéia de ampliar a visibilidade da instituição. "Não é bom que o Senado tenha corredores escuros", alegou. Por ora, a única decisão nesse sentido é a de tornar obrigatória a publicação, nos "Jornais do Senado" ou do "Congresso", dos pedidos de licença dos parlamentares. Sobre a verba, ele disse que o tema está em pauta. "Foi examinada a tese de tornar pública, como é na Câmara dos Deputados, ou seja, ir para internet, o que são as verbas indenizatórias, mas não houve a concordância da maioria da Mesa e o assunto ficou de ser tratado com os líderes partidários", afirmou. Para Tião Viana, não há como recuar da idéia de abrir as contas da Casa.
Lula vai trabalhar crise dos deportados internamente sem afrontar Trump
Delação de Mauro Cid coloca Michelle e Eduardo Bolsonaro na mira de Alexandre de Moraes
Crise do Pix, alta de alimentos e Pé-de-Meia mostram que desconfiança supera marketing de Lula
Tiro no “Pé-de-Meia”: programa pode levar ao impeachment de Lula; ouça o podcast
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora