Os fiéis de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, acabam de ganhar uma nova opção para pagar seu dízimo à Igreja Católica. A Catedral da cidade, que fica a 319 quilômetros da capital do estado, instalou uma máquina de cartão de crédito para receber os pagamentos. Além do dízimo, os católicos poderão usar cartões Visa e Mastercard para pagar taxas de casamentos e batizados.
Segundo informações do telejornal da EPTV, emissora local da Rede Globo, a igreja recebe mais de 600 pessoas em cada uma das seis missas celebradas durante os fins de semana. O padre Francisco Zanardo Moussa afirma que vai benzer o equipamento amanhã, depois da missa das 19 horas. A partir da segunda-feira, a opção de pagamento no crédito já estará valendo.
Segundo o padre, a Catedral de Ribeirão Preto será a primeira igreja do Brasil a contar com o sistema. O padre Francisco, porém, afirma que a máquina não será usada nas missas, mas apenas na secretaria da igreja, em horário comercial. "Se colocasse na missa, a cerimônia perderia o sentido da eucaristia e passaria a ser comercial", disse ao telejornal.
Antes da instalação do cartão, a única opção dos fiéis que freqüentam a igreja era depositar o dinheiro numa caixa de ferro, com cadeado, na entrada do templo.
Hoje, segundo o padre, a Catedral tem 800 dizimistas fiéis. "O dízimo é uma proposta bíblica que a pessoa cumpre se quiser", diz o padre. "Se você oferece para a comunidade, no sentido de despojamento e disponibilidade, recebe os sinais de Deus em troca", afirma.
Congresso frustra tentativa do governo de obter maior controle sobre orçamento em PL das Emendas
“Embargo ao Carrefour no Brasil inclui frango”, diz ministro da Agricultura
STF e Governo Lula se unem para censurar as redes sociais; assista ao Sem Rodeios
Janaína Paschoal cobra íntegra do relatório da PF sobre suposta trama golpista
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião