O coordenador nacional de construções do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit), Mauro Campos Lima, estará no Paraná neste fim de semana para analisar as alternativas de projeto para reconstruir a ponte sobre a Represa do Capivari, que desmoronou em 26 de janeiro, na BR-116. Ontem o Dnit no Paraná informou que na segunda-feira devem ser anunciadas as medidas tomadas para a recuperação da ponte.
O Dnit ainda não definiu qual solução de engenharia será adotada. Segundo o órgão, monitoramentos geológicos realizados nos últimos meses mostram que o terreno da encosta da ponte está instável. Por isso, foi preciso rever o projeto inicial e não foi possível concluir a obra em 180 dias, como havia sido prometido o prazo termina na semana que vem.
Somente após a definição da solução a ser adotada é que o Dnit vai preparar o edital de concorrência para a execução da obra. Ontem, o órgão voltou a estimar novo prazo para a conclusão dos trabalhos: o segundo semestre de 2006. O professor Mauro Lacerda Santos Filho, diretor do Setor de Tecnologia da Universidade Federal do Paraná, afirma que uma possível solução seria construir a cabeceira da ponte a 100 ou 150 metros distante do barranco. Ele fez parte da equipe que estudou o desabamento da ponte.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora