A construção de um desvio de 200 metros na BR-476, onde ocorreu um deslizamento de terra no último dia 19, começa a ser feito pelo Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (Dnit) nesta terça-feira (30). O afundamento de terra ocorreu no acostamento na rodovia, que é conhecida como Estrada da Ribeira, no km 20 em Adrianópolis, região metropolitana de Curitiba. No local, a pista está interditada para veículos pesados, acima de 20 toneladas, há dez dias.
Segundo David Gouvêa, superintendente do Dnit no Paraná, o desvio será construído emergencialmente, no lado interno da pista. O órgão estima que até sexta-feira (26) o tráfego estará totalmente liberado. Ao mesmo tempo será implantada sinalização especial para garantir a redução da velocidade.
"O local merece uma intervenção importante para evitar que o problema se repita", afirmou o superintendente do Dnit. O trecho, entre os quilômetros 20 e 22, tem um grande aterro, que escorregou, e mais à frente vários cortes na encosta, onde já houve deslizamentos.
"Vamos fazer a proteção da encosta com grampeamento e concreto projetado para evitar futuros deslizamentos, e no aterro, a contenção com muro de gabião (amarras trançadas)", afirmou Gouvêa. As obras estão previstas para os próximos seis meses.