O Paraná registrou um aumento de 88,79% na doação de órgãos entre os anos de 1996 e 2007, divulgou o secretário estadual da Saúde estadual, Gilberto Martin, nesta terça-feira (4). Em 2008, a Central de Transplantes já registrou 1.020 procedimentos realizados no estado. O resultado é 10% maior que o verificado no mesmo período do ano passado.
A Central de Transplantes também realizou, desde janeiro, mais de 50 atividades de conscientização sobre a importância da doação de órgãos. Atualmente, há 4.573 pessoas na fila de espera. Destes, 66% estão aptos a receber a doação de imediato.
Em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN), o secretário afirmou que há um quadro de avanço nestes 11 anos, mas ainda são necessárias mudanças quanto à conscientização da população. "Muitas das pessoas que ainda não se declaram doadoras, fazem esta opção por terem dúvidas ou possuir uma visão distorcida sobre a importância desse ato e de como ele é realizado", disse.
Central de Transplantes
A Central conta com carros equipados e identificados, além de aviões do governo estadual disponíveis para a busca e transporte de órgãos. Neste ano, foram 40 saídas terrestres e 24 aéreas. Cerca de 50 hospitais estão credenciados para a realização de transplantes no Paraná.
Congresso reage e articula para esvaziar PEC de Lula para segurança pública
Lula tenta conter implosão do governo em meio ao embate sobre corte de gastos
A novela do corte de gastos e a crise no governo Lula; ouça o podcast
Crítico de Moraes e Lula e ex-desafeto de Trump: quem é Marco Rubio, o novo secretário de Estado dos EUA
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora