Os principais hemocentros de Curitiba estão com os estoques de sangue baixo. As doações diminuíram cerca de 30% em janeiro deste ano, comparado com uma época normal do ano, fora do período de férias. Por isso, os diretores dos bancos de sangue pedem para que os doadores "lembrem" de ajudar também neste período, evitando assim o risco de faltar material para cirurgias, emergências e para o tratamento de pacientes com câncer, por exemplo.
O diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar), Paulo Roberto Hatschbach, disse que a instituição recebe em torno de cem pessoas por dia para coletar doações de sangue, mas que nos últimos dias a média de atendimento caiu para cerca de 50 a 60 pessoas. "Os estoques estão baixos porque a população nesta época do ano está preocupada com as férias, viagens, etc. E esquecem que existe a doação de sangue."
O Hemepar, vinculado à secretaria estadual de Saúde (Sesa), repassa bolsas de sangue para 384 hospitais em todo o Paraná. Segundo Hatschbach, é importante as doações serem regulares para não afetar o atendimento aos pacientes. "Nesta época, há uma diminuição das cirurgias eletivas, mas, infelizmente, aumentam os acidentes e continua a violência em Curitiba e região metropolitana. Por isso, os atendimentos de emergência aumentam."
Karine dos Anjos, supervisora do Banco de Sangue do Hospital Erasto Gaertner, afirmou que o baixo estoque ainda não comprometeu o atendimento dos pacientes com câncer, mas já existe casos em que atrasa a oferta de material devido a pouca disponibilidade. "Em média, atendemos 35 pessoas por dia. Em janeiro, foram 25 (em média). É 70% do ideal."
Saúde
Para doar sangue, é preciso estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 67 anos; pesar, no mínimo, 50 quilos; estar descansado e bem alimentado e apresentar documento oficial de identidade com foto.
Outras informações sobre a doação, no site da Sesa.
Veja onde e quando doar sangue em Curitiba
Hemepar CuritibaDe segunda a sexta-feira, das 7h30 às 18h30, e sábado, das 8h30 às 18h.Travessa João Prosdócimo, 145, bairro Alto da XVTelefone: (41) 3281-4000.
Banco de Sangue do Hospital Erasto GaertnerDe segunda a sexta-feira, das 13h às 17h30.Rua Dr. Ovande do Amaral, 201, bairro Jardim das AméricasTelefone: (41) 3361-5038.
Hemobanco (Hospital Evangélico)De segunda a sábado, das 8h às 19h.Rua Capitão Souza Franco, 290, bairro BigorrilhoTelefone: (41) 3023-5545.
Troca de comando na Câmara arrisca travar propostas que limitam poder do STF
Big Brother religioso: relatório revela como a tecnologia é usada para reprimir cristãos
Cuba e México disparam de posição entre os países que mais perseguem cristãos no mundo
O problema do governo não é a comunicação ruim, mas a realidade que ele criou
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora