Cada pessoa que fez doação para os desabrigados das chuvas de Santa Catarina deveria visitar um abrigo. Ia se encher de orgulho e ter a certeza de que a ajuda foi bem aproveitada. No abrigo central do município de Ilhota, a 25 quilômetros de Blumenau, as roupas estão divididas em espaços destinados para homens, mulheres e crianças. As peças estão especificadas por tamanho e tipo. E, para entrar, os desabrigados têm que fazer fila e esperar serem chamados.
As roupas que chegaram aos municípios mais atingidos são suficientes. "De roupas estamos bem. Também veio muito calçado", afirma a voluntária Enedith de Souza, de Blumenau. Ela diz que precisa de material de limpeza, de higiene (incluindo absorvente íntimo e fralda), roupa de cama e de alimentação pronta para as crianças.
A voluntária Marisa Terezinha Pereira, de Ilhota, também constata que roupa está vindo em grandes quantidades. Ela pede mais toalha de banho e produtos de higiene. "Comida também está chegando bastante, mas não sabemos quanto tempo vai durar. Hoje nós temos", diz, evitando fazer previsões.
Quando a reportagem pergunta que mensagem a desabrigada Erendina Kreichs enviaria aos doadores, ela se emociona: "A ajuda é mais que importante. Só Deus pode abençoá-los". Erendina é produtora rural, perdeu toda a produção e não tem onde morar
A Defesa Civil de Santa Catarina orienta que as doações sejam feitas em dinheiro . Um número de telefone (0800 48 2020) foi disponibilizado para que as pessoas possam verificar as contas bancárias que recebem as doações. Se a preferência for por doar produtos, a Defesa Civil orienta que sejam materiais de limpeza, higiene , fraldas, mamadeiras, brinquedos, medicamentos, velas, fósforos, travesseiros, cobertores, pratos de plástico, copos de plástico, talheres, colchões, sacos de plástico e lonas. Santa Catarina tem recebido ajuda de todo o país, mas Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo são os principais doadores até o momento.
Serviço
Para saber mais detalhes sobre como fazer as doações, acesse o site www.desastre.sc.gov.br. No site da Gazeta do Povo (www.gazetadopovo.com.br) também há uma listagem de órgãos que estão concentrando doações.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião