Doático Santos, nomeado informalmente pelo governador reeleito Roberto Requião (PMDB) para ser assessor especial do governo junto à prefeitura de Curitiba - acompanhando a aplicação de verbas estaduais em obras municipais - tem escritório na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), onde trabalha como assessor administrativo nomeado desde dezembro de 2004, e já se sente preparado para começar a atuar na nova função, antes mesmo de assumir oficialmente o cargo criado para ele.
Doático diz que pretende manter um relacionamento de "alto nível" com o prefeito Beto Richa (PSDB). Mas Richa não parece tão à vontade assim com a função do assessor designado pelo governador. Em entrevista na manhã desta quinta-feira (9) para alunos de Comunicação da Unibrasil e para a rádio CBN, Richa disse que não pretende perder "tempo e energia com esse sujeito". Ao ser questionado por uma aluna da faculdade sobre o relacionamento com Doático, o prefeito afirmou que está focado em trabalhar para a população da cidade.
Logo depois, também em entrevista à rádio, Doático respondeu com tranqüilidade. Disse que a intenção do governador - e que ele vai seguir - é acompanhar a aplicação de recursos estaduais em obras na cidade para "melhorar as condições de vida da população". Citou como exemplo os recursos do estado aplicados a fundo perdido na construção de Unidades de Saúde municipais. "Queremos o melhor para a população, o governador quer que os curitibanos sejam atendidos", reiterou.
Além disso, Doático ainda se colocou à disposição para servir como ouvidor informal. Lembrando que tem boa convivência com o povo curitibano, o assessor disse que pode "ouvir reivindicações da população e passar para o prefeito. Se ele tiver dificuldades, vou atendê-lo".
Até hoje, conforme explicou para a reportagem da Gazeta do Povo, Doático trabalhava na Cohapar prestando "assessoria parlamentar e comnitária" à direção da companhia. Ele teria atuado no projeto de urbanização da Vila Zumbi dos Palmares.
O cargo que possui atualmente, de assessor administrativo nível 1-C, garante a Doático um salário mensal de R$ 1.604,33. Pela nova função, de assessor especial para assuntos de Curitiba, ele não sabe se manterá a mesma remuneração ou se terá aumento. "Vou funcionar como um assessor direto do governador, tenho orgulho disso, e acho que já sou muito bem pago", comentou.
No que considerou seu primeiro dia na nova função, Doático Santos fez uma visita ao secretário estadual de Desenvolvimento Urbano, Luiz Forte Netto, para se informar sobre obras e projetos. Ele pretende começar já nesta quinta-feira (9) a estruturar um projeto batizado de Ação Curitiba - uma feita de serviços, informações e cultura que será levada a todos os bairros de Curitiba.
Doático foi informalmente nomeado para a nova função em 31 de outubro, pelo governador Roberto Requião, durante a entrevista coletiva que concedeu dois dias após a reeleição.