Quem deseja doar o corpo para pesquisa pode fazê-lo oficialmente em vida. Conforme explica o ex-presidente regional e atual nacional da Associação Brasileira de Notários e Registradores (Anoreg), Rogério Portugal Bacellar, para isso a pessoa deve registrar uma Inscrição de Doação de Corpo num tabelião. A emissão do documento é gratuita e ocorre apenas no Paraná a inscrição foi criada a partir do caso de seu Alaor, que em 1998 deixou apenas uma carta relatando o intuito de ter o corpo encaminhado a uma universidade.
Para registrar a vontade de doar o corpo a uma instituição de ensino, a pessoa deve levar seus documentos (RG, CPF e comprovante de residência) ao cartório. A declaração deve ser feita sob a presença de duas testemunhas.
Bacellar explica que a emissão do documento é uma garantia oficial de que essa era realmente a vontade da pessoa falecida. "Do contrário, a decisão pode não ser cumprida, apesar do anseio da pessoa", argumenta.
Familia
Apesar da emissão do documento, o médico José Geraldo Auerswald Calomeno, presidente da Comissão de Distribuição de Corpos para Estudo e Pesquisa, afirma que a doação só é realmente concretizada com o aval da família. Mesmo com o documento, se os familiares não autorizarem, o corpo não vai para a universidade. "A palavra final da família sempre é respeitada."
Dessa forma, Calomeno ressalta que a pessoa que deseja doar o corpo deve em vida não apenas obter o documento, mas também conscientizar os parentes de que esta é uma decisão que deve ser cumprida pela importância à sociedade.
Calomeno lembra ainda que mesmo sob permanência da universidade, a família tem total direito de reivindicar o corpo a qualquer momento. Quando, anos depois, o cadáver fica degastado e impróprio para o estudo, a instituição deve informar a família de que o corpo será sepultado. "Vale lembrar que a família não terá gasto algum com o sepultamento de seu ente querido nestes casos. Todo o custo do funeral deve ser bancado pela instituição de ensino onde estava o corpo", ressalta Calomeno. (MXV)
Justiça do Trabalho desafia STF e manda aplicativos contratarem trabalhadores
Parlamento da Coreia do Sul tem tumulto após votação contra lei marcial decretada pelo presidente
Correios adotam “medidas urgentes” para evitar “insolvência” após prejuízo recorde
Milei divulga ranking que mostra peso argentino como “melhor moeda do mundo” e real como a pior
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião