• Carregando...

O que difere a artrite reumatóide de outras artrites é a forma como afeta as articulações. A reumatóide atinge os punhos e muitas articulações das mãos, embora comumente não afete as articulações que estão próximas à unha – característica da osteoartrite ou artrose, uma forma de artrite mais comum que a AR. Outro fator importante é que a reumatóide tende a ser simétrica, ou seja, nos dois lados do corpo. Se as articulações dos dedos estiverem inchadas na mão esquerda, é bem provável que na mão direita elas também estejam.

Existem duas linhas de tratamento. Uma que ajuda o paciente a se sentir bem, aliviando a dor e as inflamações por meio de antiinflamatórios ou doses baixas de corticóides e outro que é conhecido como "tratamento base". Esse segundo é feito com um medicamento conhecido por metotrexate que é associado a agentes biológicos (os anti TNF-alfa), que inibem a deformação das articulações.

Atualmente existem três medicamentos eficazes que revolucionaram o tratamento da artrite: o Humira, aplicado por injeções subcutâneas duas vezes ao mês; o Embrel, aplicado por injeção subcutânea duas vezes por semana; e o Remicade, feito por infusão na veia, em média a cada dois meses.

Além de ser uma atitude errada a automedicação, médicos alertam para o uso inadequado de um remédio trazido do Paraguai, conhecido como Rheumazin Forte. Ele possui altas doses de cortizona que podem levar a efeitos colaterais ou ganho de peso. É um, entre outros inúmeros medicamentos, que não deve ser usado sem expressa indicação médica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]