Ontem, poucas horas depois de o Hospital Universitário de Cascavel, no Oeste, interditar as UTIs geral e a do Pronto-Socorro, além de uma ala de internamento após detectar uma superbactéria em uma paciente de 20 anos, o Hospital São Lucas, na mesma cidade confirmou a infecção de uma paciente de 27 anos pelo mesmo agente.
De acordo com o diretor clínico do HU, Sergio Luiz Bader, a transmissão da bactéria multirresistente, conhecida como KPC (Klebsiella Pneumoniae Carbapenemase), ocorre pelo contato direto. "O HU tomou todas as medidas necessárias com relação à transmissão da doença", informou. Segundo ele, a interdição parcial no hospital é preventiva e não há motivos para pânico.
Pelo menos 20 pacientes que ficaram internados na UTI do HU e na ala por onde passou a paciente, portadora de hepatite e que está na fila de espera para transplante, serão acompanhados. "Serão avaliados, monitorados para saber se foram colonizados ou não. Colonizado é o paciente que pode adquirir a bactéria, mas não contrair a doença", explica o médico. Os pacientes que estão na UTI não serão transferidos, a unidade apenas não receberá novos internamentos.
O HU encaminhou ofício ao Ministério Público, Regional de Saúde, Siate, Samu e Central de Leitos informando sobre a suspensão dos internamentos de alta complexidade. O Hospital São Lucas disse que isolou a paciente contaminada e que também informará os órgãos gestores da saúde no estado.
Câmara aprova regulamentação de reforma tributária e rejeita parte das mudanças do Senado
Mesmo pagando emendas, governo deve aprovar só parte do pacote fiscal – e desidratado
Como o governo Lula conta com ajuda de Arthur Lira na reta final do ano
PF busca mais indícios contra Braga Netto para implicar Bolsonaro em suposto golpe
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora