Dois lixões clandestinos foram descobertos em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, na manhã desta quinta-feira (16). A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente recebeu denúncias anônimas de que resíduos da construção civil e até lixo hospitalar seriam despejados irregularmente em duas áreas próximas no bairro Guarituba.
Uma pessoa foi presa em flagrante nesta manhã e deve ser indiciada por crime ambiental. De acordo com o delegado Wallace de Oliveira Brito, o homem era o "administrador" dos lixões irregulares e negociava com algumas empresas o despejo de materiais nas áreas. Um dos terrenos tem aproximadamente 10 mil metros quadrados de área e o outro tem 5 mil metros quadrados.
Ao chegar ao local, os policiais civis encontraram caliça e outros detritos de construção. O Instituto de Criminalística (IC) foi acionado e as equipes ainda vasculhavam os dois espaços, por volta das 10 horas, para verificar se existe ou não lixo hospitalar.
"O próximo passo da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente será a identificação das empresas que despejam irregularmente materiais nos lixões", afirmou o delegado. As investigações tiveram início há quatro meses.
Danos ambientais
De acordo com a delegacia, as duas áreas não têm licença ambiental para funcionar. Os policiais já constataram que houve degradação da vegetação na região e poluição da nascente de rio localizada nas proximidades dos lixões.
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora