Por mais estranho que trombar com um homem que garante ser Jesus Cristo possa parecer, o Distrito Federal é o palco certo no Brasil para esse tipo de personagem. Entre os 2 mil grupos religiosos existentes na região, segundo dados da Secretaria de Turismo do DF, muitos são conhecidos internacionalmente pelo exotismo. O mais famoso é o Vale do Amanhecer, que mistura crenças orientais com elementos do espiritismo e da umbanda.
O grupo transferiu-se para Taguatinga em 1969 e cresceu junto com a capital. Idealizada pela líder conhecida como Tia Neiva, a comunidade tem templos pelo Brasil inteiro, Europa e Estados Unidos. A doutrina impressiona pelas cores fortes das roupas dos seguidores elaboradas com base em visões de Tia Neiva.
A professora de Sociologia da Universidade de Brasília (UnB), Deis Siqueira, é uma das principais estudiosas dos 2 mil grupos religiosos "não-convencionais" que coexistem em Brasília. Pós-doutora, ela escreveu o livro As Novas Religiosidades do Ocidente Brasília, Cidade Mística. "O que move essas pessoas é a busca da religião anticlerical, antidoutrinária e anti-hierárquica", diz.
Segundo a socióloga, há várias razões para tanto misticismo. A primeira delas é a profecia de Dom Bosco, padre italiano fundador da Ordem dos Salesianos. Em 1859, ele previu que a "terra prometida" seria exatamente no lugar onde Brasília foi construída.
Reforçam a teoria mística as pirâmides que recordam a antigüidade egípcia, como a Ermida Dom Bosco, o Templo da Boa Vontade e o Teatro Nacional, projetado por Oscar Niemeyer. Além disso, a cidade também é apontada como o "berço das águas" e "chacra pulmonar" da Terra.
Deis ressalta que a maioria dos grupos não se denomina como religião. "É mais um estilo de vida. Eles acreditam que o divino está em você mesmo", explica. Exemplos disso são a Cidade da Paz e a Cidade Eclética, onde vivem 1,5 mil pessoas.
Pesquisas
De acordo com a professora, que estuda o tema desde 1994, os resultados das pesquisas mostram que a capital realmente incorporou o rótulo de cidade mística. "O mito do Dom Bosco foi se concretizando. Há uma representação social muito significativa de que Brasília é predestinada." (AG)
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora
Deixe sua opinião