Dois paranaenses são finalistas da 52.ª edição do Prêmio Jabuti. Daniel Cabral concorre na categoria "ilustração de livro infantil ou juvenil", por Arapuca; e Josely Vianna Baptista, em "tradução de obra literária espanhol-português", por Flores. Os nomes dos 210 finalistas (10 em cada uma das 21 categorias) foram anunciados na quarta-feira pela Câmara Brasileira do Livro (CBL).
Com um número recorde de inscritos (2.867 livros), o Jabuti privilegiou tanto nomes de autores conhecidos, como Luis Fernando Verissimo (Os Espiões) e João Ubaldo Ribeiro (O Albatroz Azul), como também de jovens talentos é o caso da gaúcha Carol Bensimon e seu Sinuca Embaixo dÁgua.
Na categoria romance, a surpresa foi Edney Silvestre. Estreante, seu livro Se Eu Fechar os Olhos Agora foi o primeiro colocado e ficou à frente de nomes como Chico Buarque (Leite Derramado) e João Ubaldo Ribeiro (O Albatroz Azul).
Os vencedores serão anunciados no dia 1.º de outubro. Os primeiros colocados receberão R$ 3 mil.
No dia 4 de novembro o Jabuti premiará, na Sala São Paulo, os autores dos melhores livros do ano de ficção e não ficção. Os dois premiados ganharão R$ 30 mil cada um. Cinco dos indicados concorrem também ao Prêmio Portugal Telecom, anunciado terça-feira. São eles: Carlos de Brito Mello, Chico Buarque, Bernardo Carvalho e Rodrigo Lacerda e Armando Freitas Filho.
História
Mais prestigiosa honraria literária do Brasil, o Jabuti foi criado em 1958. Em 2009, o prêmio de livro de ficção foi para Manual da Paixão Solitária, do escritor Moacyr Scliar; Monteiro Lobato: Livro a Livro, de Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini, venceu na categoria não ficção.
Serviço:
A lista completa dos indicados está no site www.cbl.org.br.