Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Literatura

Dois paranaenses na final do Prêmio Jabuti

Dois paranaenses são finalistas da 52.ª edição do Prêmio Jabuti. Daniel Cabral concorre na categoria "ilustração de livro infantil ou juvenil", por Arapuca; e Josely Vianna Baptista, em "tradução de obra literária espanhol-português", por Flores. Os nomes dos 210 finalistas (10 em cada uma das 21 categorias) foram anunciados na quarta-feira pela Câmara Bra­sileira do Livro (CBL).

Com um número recorde de inscritos (2.867 livros), o Jabuti privilegiou tanto nomes de autores conhecidos, como Luis Fernando Verissimo (Os Espiões) e João Ubaldo Ribeiro (O Albatroz Azul), como também de jovens talentos – é o caso da gaúcha Carol Bensimon e seu Sinuca Embaixo d’Água.

Na categoria romance, a surpresa foi Edney Silvestre. Es­­treante, seu livro Se Eu Fechar os Olhos Agora foi o primeiro colocado e ficou à frente de nomes co­­mo Chico Buarque (Leite Der­ramado) e João Ubaldo Ribeiro (O Albatroz Azul).

Os vencedores serão anunciados no dia 1.º de outubro. Os primeiros colocados receberão R$ 3 mil.

No dia 4 de novembro o Jabuti premiará, na Sala São Paulo, os autores dos melhores livros do ano de ficção e não ficção. Os dois premiados ganharão R$ 30 mil cada um. Cinco dos indicados concorrem também ao Prêmio Portugal Telecom, anunciado terça-feira. São eles: Carlos de Brito Mello, Chico Buarque, Bernardo Carvalho e Rodrigo Lacerda e Armando Freitas Filho.

História

Mais prestigiosa honraria literária do Brasil, o Jabuti foi criado em 1958. Em 2009, o prêmio de livro de ficção foi para Manual da Paixão Solitária, do escritor Moacyr Scliar; Monteiro Lobato: Livro a Livro, de Marisa Lajolo e João Luís Ceccantini, venceu na categoria não ficção.

Serviço:

A lista completa dos indicados está no site www.cbl.org.br.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.