Dois presos foram baleados ao tentar fugir da Penitenciária Central do Estado (PCE), em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, na madrugada desta sexta-feira (9). Os 1.124 detentos estavam sendo transferidos para um novo prédio ao lado do antigo e dois homens fizeram uma corda com lençóis para escapar do local.
De acordo com a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, os policias militares que fazem a segurança da PCE perceberam a tentativa de fuga, por volta das 2 horas, e atiraram para o alto. Os presos seguiram com a ação e então foram baleados nas pernas - cada um deles levou um tiro.
Eles foram encaminhados para um hospital, sob escolta policial, e passam bem. Os presos devem retornar para a penitenciária ainda nesta sexta-feira.
Novo prédio
O novo prédio da PCE foi inaugurado oficialmente nesta sexta-feira e tem capacidade para 1.480 presos. Os homens foram transferidos para o novo local.
O antigo será destinado às mulheres. Em 90 dias, até 700 detentas serão transferidas para o local.
De acordo com a Seju, o governador Beto Richa, a secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, participaram da inauguração, que ocorreu horas depois da tentativa de fuga.