• Carregando...

Uma tentativa de rebelião na delegacia de Araucária, na região metropolitana de Curitiba, foi frustrada pelo Centro de Operações Policiais Especiais (Cope) da Polícia Civil e pela Guarda Municipal de Araucária , na madrugada deste sábado (23). O movimento teve início por volta da 23 horas de sexta-feira (22) e foi controlado por volta das 2h30. Nenhum detento conseguiu fugir, de acordo com o Cope.

O superintendente da Delegacia de Araucária, Luis Pereira da Silva, afirmou que 65 presos participaram do motim. Dois detentos foram feitos reféns durante a madrugada. Eles tiveram escoriações leves, mas não precisaram ser hospitalizados. Os dois foram encaminhados para o Instituto Médico Legal, para que pudessem fazer o exame de corpo de delito. Os presos também cortaram canos de água.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) confirmou que a superlotação da carceragem motivou a tentativa de rebelião dos presos. A delegacia tem espaço para 16 detentos e atualmente está com 81. Desses, 12 já foram condenados e deveriam ter sido transferidos para um presídio, segundo informações da Polícia Civil de Araucária.

Três policias estavam de plantão quando o tumulto começou do distrito policial. Oito policiais do Cope e 15 guardas municipais foram até o local para ajudar a controlar o movimento. Seis guardas municipais ainda estavam na delegacia, por volta das 13h20, além dos três policiais civis, para impedir que novos incidentes ocorressem em Araucária.

Quando a situação foi controlada na madrugada, os presos foram retirados das celas, para que fosse feito um pente-fino. Segundo a Sesp, alguns estoques (facas improvisadas) foram encontrados com os presos.

O superintendente Silva informou que as visitas que os familiares fariam aos presos na próxima quinta-feira (29) foram canceladas como forma de castigo por causa dos incidentes dessa madrugada. Haverá restrições também na entrega de alimentos levados pelas famílias aos detentos na próxima sexta-feira (30).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]