Duas pessoas foram detidas após os atos de vandalismo na região de São Mateus, na zona leste de São Paulo, na tarde de sábado (8).
Segundo a Polícia Militar, dois caminhões e três carros que passavam pelo local acabaram queimados.
Os crimes ocorreram durante uma manifestação na travessa Somos Todos Iguais, devido à morte de um adolescente na quinta-feira (6). O ato, que começou por volta das 15h, era pacífico, até que criminosos armados abordaram motoristas e ordenaram que eles descessem dos veículos, ateando fogo neles em seguida.
Um dos caminhões queimados era do tipo betoneira, que ficou de atravessado na via. Os vândalos também colocaram fogo em lixo, pneus e em pedaços de madeira, bloqueando outras ruas do entorno. Até a noite, não havia registro de feridos.
PMs da Força Tática e do batalhão da área cercaram a região e utilizaram bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, além de balas de borracha, para conter a ação dos vândalos. Segundo a PM, os criminosos revidaram atirando pedras, rojões e coquetéis molotov contra os policiais.
Antes do tumulto, o protesto reunia 500 pessoas, com faixas e cartazes. Segundo a PM, eles protestavam contra a morte de um adolescente, que foi baleado por policiais militares na quinta-feira, suspeito de participar de uma tentativa de roubo a um caminhão na região.