Duas séries de reportagens da Gazeta do Povo são finalistas do Prêmio Esso de Jornalismo 2013. A lista dos classificados foi anunciada nesta quarta-feira (16), pela ExxonMobil, patrocinadora da premiação. Entre os finalistas na categoria Regional Sul estão a série "Órfãos da Seca", do jornalista Mauri König, e a série "Crime sem Castigo", dos jornalistas Rogério Waldrigues Galindo, Bruna Maestri Walter, José Marcos Lopes e Rosana Félix.
Para produzir as cinco reportagens da série "Órfãos da Seca", o repórter Mauri König percorreu dois mil quilômetros do semiárido brasileiro oito estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais , acompanhado do repórter fotográfico Alexandre Mazzo. Publicada entre 5 e 9 de agosto, a série retrata as vidas atingidas por mais de três anos de estiagem, a pior da região em cinco décadas.
As reportagens de "Crime sem Castigo" demandaram um ano e meio de trabalho. Os repórteres analisaram mais de 145 mil páginas de mil inquéritos policiais relativos a assassinatos ocorridos em Curitiba, entre 2010 e 2013. Publicadas entre 4 e 12 de agosto de 2013, as matérias podem ser acessadas no site especial da série.
Dos 1.210 trabalhos inscritos na 58ª edição do Prêmio Esso, 35 textos foram classificados como finalistas. Na categoria Regional Sul, os repórteres da Gazeta concorrem com mais dois trabalhos do Diário Catarinense e um do jornal Zero Hora. Confira a lista completa de finalistas no site da premiação.