Motivado pela avó materna, que sonhava em ter um padre na família, o primeiro arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho, dedicou-se à vida religiosa desde a infância. Nascido em 26 de julho de 1916 na cidade paulistana de Franca, o religioso teve educação católica e estudou Filosofia e Teologia no Seminário Nacional do Ipiranga, em São Paulo. Ele morreu por volta da 1 hora desta segunda-feira (5), no Hospital Santa Casa de Maringá, vítima de insuficiência renal crônica, aos 97 anos.
Após os estudos preparatórios, Dom Jaime foi ordenado padre em 7 de dezembro de 1941, na Catedral São Sebastião de Ribeirão preto (SP). Um dia depois, celebrou o primeiro casamento, da própria irmã Jupira Coelho. Sessenta anos depois, celebrou as bodas de diamante dela.
Em 3 de dezembro de 1956, foi nomeado o primeiro arcebispo de Maringá, pelo então papa Pio XII. Em entrevista a uma rede de televisão local, Dom Jaime lembrou que, quando foi nomeado, procurou Maringá no mapa, mas não a encontrou. Em 20 de janeiro de 1957, foi sagrado arcebispo. Ao chegar à nova cidade, foi recebido por milhares de pessoas na então pista de pouso da cidade.
Foi de Dom Jaime, anos mais tarde, a ideia de construir uma catedral inspirada no modelo do foguete russo Sputnik II. O religioso convidou o arquiteto José Augusto Bellucci para, ao seu lado, conceber a ideia. As obras da Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória ocorreram entre 1958 e 1972 e inauguração coincidiu com o 25º aniversário de Maringá. Foram muitas as doações por parte dos fieis: sacas de café e cereais, materiais de construção, organização de eventos beneficentes e dinheiro.
Sobre o projeto da Catedral, além de inspirada no foguete espacial, alguns a assemelham a duas mãos juntas apontadas para o céu como sinônimo de devoção a Deus. Dom Jaime explicava que o formato e a inspiração no foguete poderiam se resumir com a palavra russa "sputnick" que significava "o que se desprende da Terra e vai para o alto". Com 124 metros, a igreja é considerada o monumento religioso mais alto da América Latina e o décimo no mundo.
Ao completar 75 anos em 1991, Dom Jaime apresentou à Santa Sé a própria renúncia ao governo da Igreja Particular de Maringá, conforme recomenda a Igreja Católica. No entanto, por conta da boa saúde do religioso, o Papa João Paulo II preferiu mantê-lo no cargo por mais seis anos. Em 1997, ao completar 40 anos à frente da arquidiocese local, ele entregou o posto a Dom Murilo Krieger, atualmente Arcebispo de Salvador, na Bahia, Primaz do Brasil.
Médicos afirmam que Lula não terá sequelas após mais uma emergência de saúde em seu 3º mandato
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Lula ganha aliado europeu no acordo Mercosul-UE e acerta venda de aviões da Embraer
Projeto que eleva conta de luz em 7,5% avança no Senado e vai para o plenário
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora