O papa Francisco nomeou nesta quarta-feira (18) Dom Jaime Spengler, até então bispo titular de Patara e auxiliar da mesma arquidiocese, como o novo arcebispo metropolitano de Porto Alegre, informou o escritório de imprensa vaticana.
O processo de transição tramitava desde 2011, quando o Dom Dadeus Grings, que estava no comando da arquidiocese de Porto Alegre desde 2001, apresentou sua renúncia ao cargo ao completar 75 anos, conforme prevê o Código de Direito Canônico.
O novo arcebispo metropolitano do Porto Alegre nasceu no dia 6 de setembro de 1960 em Blumenau, em Santa Catarina, e foi ordenado sacerdote em novembro de 1990. Anteriormente, ele foi postulante franciscano em Guaratinguetá, em São Paulo, e fez o noviciado no município de Rodeio, em Santa Catarina.
Jaime Spengler cursou os estudos de Filosofia e de Teologia no Instituto Tecnológico de Jerusalém e, em 1990, obteve a licenciatura em Escritura Sagrada. Já em Roma, o novo arcebispo de Porto Alegre se graduou em Filosofia no Pontifício Ateneu Antonianum.Spengler desempenhou uma longa carreira dedicada ao ensino, na qual ocupou cargos como o de professor de Filosofia na Faculdade São Boaventura e o de vice-presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus.
O novo arcebispo de Porto Alegre recebeu a ordenação episcopal no último dia 5 de fevereiro de 2011 e, até o momento, era o Vigário Episcopal para as Regiões Gravataí da arquidiocese do Porto Alegre.