Cascavel O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Pedro Scherer, será oficializado cardeal pelo Papa Bento XVI em 24 de novembro, conforme anunciou ontem o Vaticano. Aos 57 anos, ele é o mais novo dos 23 nomes anunciados para o cardinalato, o que o credencia além de estar alinhado politicamente com Bento XVI para a sucessão do Papa. Discreto, dom Odilo disse ter ficado feliz com a escolha, mas desconversou quando perguntado sobre a possibilidade de ser candidato a Papa.
"Isso fica na fantasia do povo. Mas para ser Papa não precisa nem ser cardeal. Para ser Papa basta ser batizado. Então, todos os batizados teoricamente são candidatos a serem papas", disse.
Dom Odilo só será considerado cardeal depois do consistório, a assembléia da qual participam todos os cardeais com o Papa, no mês que vem. Na cerimônia, Bento XVI vai entregar as insígnias, o barrete (chapéu vermelho) e o anel cardenalístico, aos novos cardeais. Também faz parte do rito da Igreja que os cardeais sejam nomeados para uma paróquia de Roma, integrando assim o clero romano. Com a nomeação de dom Odilo, o Brasil passa a ter nove cardeais.
A família de dom Odilo chegou a Toledo, vinda do Rio Grande do Sul, no início dos anos 50 e se radicou na comunidade Dois Irmãos, na zona rural do município, no Oeste do Paraná. A afinidade entre a Paróquia Cristo Rei e a família Scherer é tanta que o pároco atual, padre Inácio, é primo de dom Odílo. O novo cardel foi vigário na paróquia no fim dos anos 80, por dois anos e meio.
Depois de ter sido vigário em Toledo, dirigiu o seminário local e, já no início dos anos 90, foi responsável pela criação e o primeiro reitor do Centro Interdiocesano de Teologia de Cascavel, da Província Eclesiástica de Cascavel, que abrange as dioceses de Foz do Iguaçu, Palmas, Toledo e Cascavel.
Padre Inácio conta que os religiosos da família fizeram um encontro há 8 anos, em São Paulo. Na épo-ca eram 12 padres aparentados em primeiro ou segundo grau e pelo menos mais 20 religiosos. Daqueles 12 padres, três tornaram-se bispos: o irmão de padre Inácio, dom Irineu Scherer acaba de assumir como bispo na diocese de Joinville (SC), e um outro primo, dom Jacinto Bergmann, é bispo em Tubarão (SC).
Ações de Moraes ganham proporção global: veja a linha do tempo dos embates
Reação do Itamaraty ao cerco contra Moraes escala tensão com EUA
Citando ordens de Moraes, Câmara dos EUA exige relatórios das big techs sobre censura
Censura e violência política fazem Brasil despencar 6 posições em ranking de democracia
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora