Nessa quinta-feira (19), em cerimônia lotada, dom José Antônio Peruzzo, 55 anos, tomou posse oficialmente como novo arcebispo de Curitiba. Parte das centenas de fiéis que assistiram à cerimônia não conseguiu entrar na Catedral Metropolitana e assistiu à missa da Praça Tiradentes, onde um telão foi instalado.
Praticamente todo o clero arquidiocesano compareceu, além de bispos de outras cidades, líderes religiosos de outros credos e autoridades civis.
A celebração foi iniciada pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, a quem coube entregar o báculo, símbolo do episcopado a dom Peruzzo. O cardeal contou que ele e o novo arcebispo de Curitiba foram colegas de estudo quando ambos estudaram no Seminário São José, no bairro Órleans, em Curitiba.
Dom Peruzzo, ex-bispo de Palmas e Francisco Beltrão, foi transferido para a arquidiocese de Curitiba pelo papa Francisco, em 7 de janeiro. Depois de passar nove anos no interior do estado, ele diz estar motivado para o desafio de “anunciar a Palavra na grande cidade”.
Os números revelam a diferença de realidades. Segundo Peruzzo, enquanto sua antiga diocese tinha 50 paróquias, pouco mais de 90 padres e 600 mil habitantes, a arquidiocese de Curitiba tem 140 paróquias, 480 padres e uma população que gira em torno de 3,4 milhões de habitantes.
Doutor em Sagrada Escritura, tendo estudado em Roma e Israel, Peruzzo procura inspiração na Bíblia para dar início ao novo trabalho. “Chego disposto a aprender com o desafio. O apóstolo Paulo fez isso em Corinto e Athenas, no seu tempo. É uma boa referência”.
Dom Peruzzo é o sexto arcebispo de Curitiba. Ele sucede dom Moacyr José Vitti, que morreu em junho do no ano passado, vítima de um enfarte.