Nessa quinta-feira (19), em cerimônia lotada, dom José Antônio Peruzzo, 55 anos, tomou posse oficialmente como novo arcebispo de Curitiba. Parte das centenas de fiéis que assistiram à cerimônia não conseguiu entrar na Catedral Metropolitana e assistiu à missa da Praça Tiradentes, onde um telão foi instalado.
Praticamente todo o clero arquidiocesano compareceu, além de bispos de outras cidades, líderes religiosos de outros credos e autoridades civis.
A celebração foi iniciada pelo cardeal arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, a quem coube entregar o báculo, símbolo do episcopado a dom Peruzzo. O cardeal contou que ele e o novo arcebispo de Curitiba foram colegas de estudo quando ambos estudaram no Seminário São José, no bairro Órleans, em Curitiba.
Dom Peruzzo, ex-bispo de Palmas e Francisco Beltrão, foi transferido para a arquidiocese de Curitiba pelo papa Francisco, em 7 de janeiro. Depois de passar nove anos no interior do estado, ele diz estar motivado para o desafio de “anunciar a Palavra na grande cidade”.
Os números revelam a diferença de realidades. Segundo Peruzzo, enquanto sua antiga diocese tinha 50 paróquias, pouco mais de 90 padres e 600 mil habitantes, a arquidiocese de Curitiba tem 140 paróquias, 480 padres e uma população que gira em torno de 3,4 milhões de habitantes.
Doutor em Sagrada Escritura, tendo estudado em Roma e Israel, Peruzzo procura inspiração na Bíblia para dar início ao novo trabalho. “Chego disposto a aprender com o desafio. O apóstolo Paulo fez isso em Corinto e Athenas, no seu tempo. É uma boa referência”.
Dom Peruzzo é o sexto arcebispo de Curitiba. Ele sucede dom Moacyr José Vitti, que morreu em junho do no ano passado, vítima de um enfarte.
STF decide sobre atuação da polícia de São Paulo e interfere na gestão de Tarcísio
Esquerda tenta mudar regra eleitoral para impedir maioria conservadora no Senado após 2026
Falas de ministros do STF revelam pouco caso com princípios democráticos
Sob pressão do mercado e enfraquecido no governo, Haddad atravessa seu pior momento
Soraya Thronicke quer regulamentação do cigarro eletrônico; Girão e Malta criticam
Relator defende reforma do Código Civil em temas de família e propriedade
Dia das Mães foi criado em homenagem a mulher que lutou contra a mortalidade infantil; conheça a origem
Rotina de mães que permanecem em casa com seus filhos é igualmente desafiadora