Em 2011, Fashion Rio deve confirmar sua vocação para o desbunde| Foto: Evaristo Sa/AFP

Começa hoje no Píer Mauá, no Centro do Rio de janeiro, a edição de verão do Fashion Rio. Quase 30 marcas vão desfilar suas apostas para o tempo quente, de brisa suave e muita pele à mostra. Voltam ao line-up do evento as marcas de moda praia, que reforçam e exportam o estilo de vida carioca para as praias do mundo inteiro.

CARREGANDO :)

Desta vez, o evento, batizado de Universo Tropical, se inspirou na troca de cartas entre D. Pedro I e Domitila de Castro, a Marquesa de Santos para criar ainda mais identidade entre as lembranças do Brasil e sua moda. O resultado disso é um percurso tropicalista – visto nas passarelas e nas exposições de arte e design que serão realizadas durante a semana –, que demonstra com muita criatividade como estes e outros ícones brasileiros influenciaram a cultura, o comportamento e, de quebra, a moda.

Para comemorar a iniciativa, foi feita uma parceria entre o Fashion Rio/In Mod e a Se­­cre­­taria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, trazendo para o Armazém 1 do Píer Mauá o retrato da Marquesa de Santos, pintada pelo carioca Francisco Pedro do Amaral. A obra faz parte do acervo do Museu Histórico Nacional e nunca havia saído para uma exposição fora de uma instituição.

Publicidade

Negócios

Paralelamente aos desfiles, acontece o Rio à Porter, um salão de negócios que reúne não só criadores cariocas, mas representantes de todo o Brasil. Serão 169 expositores e uma agenda própria de desfiles, direcionada principalmente aos compradores – nacionais e estrangeiros.

Na mostra fashion, os desfiles começam hoje e vão até 4 de junho. Para hoje, desfiles de Alessa, Acquastudio, Melk Z-Da, Patachou e 2nd Floor. Amanhã é a vez de Totem, Salinas, Espaço Fashion e Oestúdio.