A manhã no saguão do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, foi complicada nesta segunda-feira. Um forte nevoeiro que cobriu o aeroporto provocou dezenas de atrasos em pousos e decolagens.
Segundo o balanço da Infraero, das 6h até 17h, eram previstos 99 operações entre pousos e decolagens. Destas, 12 vôos foram cancelados e 71 sofreram atrasos - 31 acima de uma hora e 40 entre 15 minutos e uma hora. Ou seja, dos 99 vôos previstos nesta segunda-feira, até as 17h, apenas 16 saíram no horário.
O aeroporto ficou por quase uma hora fechado para pousos e decolagens - entre 6h45 e 7h30. O tráfego voltou a ser feito por contato visual por volta das 9h15.
A Infraero informa que neste período de tempo, entre 6h45 e 7h30, eram previstas 15 operações, sendo sete pousos e oito decolagens. O vôo TAM 3439, por exemplo, procedente de Cascavel, no Oeste do Paraná, pousou no Afonso Pena com 4h52min de atraso. E, conseqüentemente, partiu para Londrina com atraso de 4h34min.
Sobre os 71 atrasos, a Infraero informou que a neblina não pode ser a única responsável. Segundo a assessoria do órgão, o número de atraso é muito superior ao tempo que o aeroporto permaneceu fechado.
A Infraero explica que o aeroporto operou normalmente com o recurso dos equipamentos e que algumas companhias aéreas, por algum motivo, não estão homologadas para operar com ALS - sistema de luzes e aproximação. Sem este sistema, explica a Infraero, o avião não pode pousar.