• Carregando...

Estudos e prevenção voltados às reservas indígenas do Sul do país e destaque na área de ginecologia e obstetrícia levaram o doutor Moysés Goldstein Paciornik a receber, ontem, o diploma de Honra ao Mérito e a medalha de ouro da Associação dos Ex-Alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Com 91 anos, o curitibano Paciornik formou-se em Medicina em 1938. Sua especialização em Ginecologia e Obstetrícia lhe permitiu a docência na Faculdade de Medicina do Paraná e na Escola de Higiene e Saúde do Estado. Além de desenvolver trabalhos na casa de saúde que leva seu nome, Paciornick estendeu seus serviços de prevenção às reservas indígenas, colhendo, assim, subsídios que levaram, em 1975, à adoção da técnica do parto de cócoras.

Membro da Academia Paranaense de Letras e da Academia de Médicos Escritores, Parciornick é autor de nove livros e uma série de pequenas histórias – publicadas na Gazeta do Povo na década de 50. Os títulos estão ligados à medicina e retratam, entre outros fatos, um pouco de sua longa e experiente rotina clínica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]